fbpx

mEnte sã

A Pós FVJ traz mais um curso: conheça a ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL

O tema da Saúde Mental sempre foi importante para todos os setores da sociedade, na medida em que interfere na dinâmica das relações humanas nos mais diferentes espaços, sejam eles da saúde, da educação e/ou empresariais.

Nos últimos tempos, com o isolamento decorrente da pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a lidar com seus sofrimentos psíquicos de maneira mais intensa, pois além do medo do vírus e da vivência cotidiana com os processos de luto, passaram a ter necessidade do acolhimento de suas demandas emocionais que eram, outrora, colocadas como secundárias e/ou “camufladas” pela rotina de trabalho e atividades de lazer.

Com o isolamento, as alterações na rotina fizeram com que esses espaços fossem reajustados, diminuindo as estratégias de “fuga” das demandas psicossociais e fazendo com que os sujeitos tivessem que olhar para eles, enfatizando, mais do que nunca, a relevância dos cuidados em saúde mental.

Salienta-se, ainda, que mesmo passados muitos anos desde as primeiras lutas antimanicomiais e de desmistificação da loucura, ainda é comum que se observem comportamentos que direcionem para o entendimento da “Saúde Mental” como “doença mental”. Contudo, além desses dois conceitos não significarem a mesma coisa, eles também não são simplesmente sempre opostos um ao outro. É preciso compreender que a ausência de um transtorno mental reconhecido não indica, obrigatoriamente, que o indivíduo disfruta de uma saúde mental plena. E, de maneira contrária, se uma pessoa apresenta um sofrimento psíquico em particular, isso não é sempre e necessariamente um impedimento para que ele tenha uma qualidade de vida.

Assim, considerando o imperativo da oferta de cuidados em “Saúde Mental”, salienta-se a necessária formação/capacitação de profissionais das diferentes áreas da saúde, da educação e da assistência social para a efetiva preparação na atuação nos respectivos setores.

Público de Interesse

Profissionais com diplomas de cursos de bacharelado em Saúde e áreas afins

Conheça alguns dos componentes curriculares ofertados neste curso de especialização

Objetivos

Formar trabalhadores de saúde sintonizados com as novas demandas assistenciais no campo da saúde mental;

Gerar informações para uma análise histórica e crítica da constituição dos saberes e práticas psiquiátricas;

Promover elementos para análise e contextualização das práticas de saúde mental e saúde coletiva no Brasil;

Operar com diferentes conceitos na reflexão e na análise de distintas instituições, refletindo a saúde mental a partir dos novos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica e Saúde Coletiva;

Identificar necessidades territoriais e demandas dos usuários, trabalhadores e gestores, para o planejamento, organização e execução de ações institucionais, terapêuticas e projetos de reabilitação e ressocialização, a partir dos paradigmas propostos pela Reforma Psiquiátrica.

Venha fazer parte da Especialização em Saúde Mental!

Reproduzir vídeo

Investimento

20 parcelas fixas de

R$350,00

*Com desconto especial de 20% para alunos egressos

Tenho interesse!

Cadastre-se no formulário e garanta sua matrícula na Especialização em Saúde Mental

©copyright Pós FVJ 2021