Responsabilidade Social
As características, objetivos e prioridades de cada instituição são fundamentais na construção de uma definição específica a cada caso. Assim, a política de responsabilidade social da Faculdade do Vale do Caju deverá ser construída e permanentemente repensada através da instauração de espaços de debate, das ações a partir de projetos e da problematização junto às comunidades interna e externa. Esta institucionalização implicará o trabalho de análise de indicadores sociais internos e externos, considerados como indicativos das ações a serem desenvolvidas nas dimensões de ensino, pesquisa e Extensão.
Objetivo Geral
Promover a política de responsabilidade social da Faculdade do Vale do Caju, demonstrando o compromisso da instituição com a comunidade em que está inserida e a sua contribuição para a sustentabilidade.
Objetivos Específicos
- Comprometer a comunidade acadêmica com a promoção da ética e do desenvolvimento sustentável;
- Definir e adequar as bases da política de responsabilidade social institucional à legislação em vigor; e) Estruturar metodologicamente o processo de implementação e execução de metas de responsabilidade social na instituição;
- Definir procedimentos relacionados à documentação do processo de implementação da política de responsabilidade socioambiental institucional;
- Instituir mecanismos organizacionais que oportunizem o conhecimento e a possibilidade de inserção em atividades de todos os setores e unidades, bem como à comunidade externa;
- Construir um sistema de monitoramento e avaliação da política de responsabilidade socioambiental descentralizado e integrado, objetivando reconhecer
Atividades Permanentes
Visando alcançar os objetivos propostos, o Programa Institucional de Responsabilidade Social realiza as seguintes ações de forma permanente:
- Discussão permanente com corpos discentes acerca da constituição de um retrato social da região de inserção e dos problemas vislumbrados na realidade em que se insere a comunidade acadêmica. Tal ação é determinada a partir de seminários pedagógicos e do processo de ensino-aprendizagem que prevê espaços para discussões acerca da realidade institucional.
- Capacitação do corpo docente e colaboradores da IES no uso da Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS, a partir de cursos de Extensão programados especificamente para tal finalidade.
- Capacitação do corpo docente e colaboradores no âmbito do atendimento a pessoas com qualquer nível de autismo.
- Estabelecer convênios com órgãos de atendimento e auxílio a pessoas autistas.
- Estabelecer convênios com órgãos ambientais.
- Estabelecer convênios com órgãos de assistência social.
- Constituir no âmbito dos currículos da IES, um semestre em que os projetos interdisciplinares e/ou componentes curriculares que tenham a mesma perspectiva, promovam ações socioambientais como forma de avaliar e integrar os alunos a sociedade.
- Desenvolvimento educacional da região a partir da intervenção da IES em ações de ensino-aprendizagem, práticas esportivas e culturais, e transversalidade de conhecimentos nas escolas públicas de Pacajus e municípios vizinhos (Projetos FVC na Escola e na comunidade).
- Diálogo permanente com o poder público com a finalidade de encontrar caminhos viáveis para a proteção e conservação do meio ambiente na cidade de Pacajus e região.
- Visitas técnicas permanentes de todos os cursos de graduação com a finalidade de defender o patrimônio cultural e artístico de Pacajus.
- Implementação da política de responsabilidade social no âmbito das dimensões constitutivas da formação profissional – ensino, pesquisa,
- Extensão. Tudo a partir da inserção de ações permanentes no currículo dos cursos de graduação.
- Inserção de projetos de arrecadação de gêneros alimentícios não perecíveis em eventos de cunho acadêmico da IES.