A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica responsável por implementar os processos de autoavaliação na instituição. No âmbito da Educação Superior, essas comissões foram instituídas pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que estabelece os mecanismos de avaliação das Instituições de Ensino Superior, quais sejam:
Avaliação Externa – realizada por consultores do Ministério da Educação (MEC).
Autoavaliação – Implementada pela CPA de cada Instituição.
Enade – Exame Nacional de Desempenho do Estudante – realizado pelos estudantes de graduação no início e no final do curso.
A autoavaliação é um processo cíclico de diagnóstico acerca do desempenho da IES. Visa o reconhecimento e identificação de seus pontos fortes, fragilidades e potencialidades. Busca analisar os serviços prestados aos seus diversos públicos interessados, visando a melhoria contínua da Instituição. É implementada por meio de metodologias e instrumentos de pesquisa e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica.
A avaliação engloba as dimensões do ensino, da produção acadêmica, da extensão e da gestão universitária tendo seus índices expressos quantitativa e qualitativamente.
As dimensões avaliadas são: