Submissões

A Revista Interfaces da Saúde aceita para publicação trabalhos originais na forma de artigos científicos e excepcionalmente relato de experiências. Esses podem ter sido desenvolvidos por pesquisadores ou estudantes nacionais ou internacionais. Os trabalhos enviados pelos autores não deverão ter sido submetidos, simultaneamente, à avaliação por outro periódico ou já ter sido publicados em outro periódico.

3.1 instruções para preparação de originais. Os trabalhos devem conter título, resumo, introdução, desenvolvimento, resultados e discussões (se houver), considerações finais e referencial bibliográficos , claros, indicados ou não por título de seção. Devem obedecer às seguintes recomendações gerais:

a. Laudas em formato A4 (210mm x 297mm) com margens de 3cm na parte superior e a esquerda e 2,5 cm  na parte inferior e a direita da pagina;

b. Fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha com espaçamento duplo;

c. Páginas numeradas acima do requadro do texto, fora do gabarito, alinhado à direita;

d. A folha de rosto do documento deve conter título do artigo em português e em inglês; nomes dos autores e sua filiação institucional; nome da instituição ou departamento ao qual o trabalho deve ser atribuído (se houver); endereço, telefone e email do autor responsável pela correspondência; fontes de apoio à pesquisa (na forma de bolsa, equipamento, fornecimento de fontes) e título resumido com não mais que 30 caracteres. O título resumido do artigo deve constar no cabeçalho de todas as páginas do corpo do texto;

e. Resumo e palavras chave em português e inglês: o resumo é requisito para todo trabalho da categoria Artigos Originais. Deve ser redigido com 200 a 300 palavras (usar contador de palavras do software de edição de textos). Os autores devem apresentar de 3 a 5 descritores (palavras chave)

f. O documento deve utilizar o padrão numérico das normas ABNT  para referências, citações e notas.

g. O arquivo deverá ser apresentado em formato de arquivo do Microsoft Word© (doc, rtf ou docx), BrOffice (odt) ou equivalente.

h. Não deve haver qualquer identificação dos autores no artigo, exceto na folha de rosto, nem mesmo nas propriedades do arquivo. Os autores não podem, também, referir trabalhos ou publicações anteriores de sua autoria em primeira pessoa, devendo preservar linguagem neutra nesse aspecto. A única forma de identificar o texto será pelo título resumido no cabeçalho das páginas. Esse critério deve ser obedecido à risca, sob pena de reprovação do trabalho;

i. Cada tabela, se houver, deve ser formatada em espaço duplo numa folha separada após o desenvolvimento do texto e das referências. Forneça um breve título para cada uma. Não use linhas horizontais ou verticais internas. Os autores devem colocar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Indicar no texto, o lugar onde deverá ser incluída, com referências do tipo:

Tabela

01. Caso apresente dados de outra fonte, a mesma deve ser citada por completo e os autores devem ter conseguido autorização para sua reprodução. Tal constitui responsabilidade dos autores

j. As figuras (se houver) devem ser apresentadas ao final do documento, após as tabelas (se houver) em uma folha separada para cada. O formato deve ser JPG ou GIF e a resolução mínima de 200dpi. Os autores se responsabilizam pelo direito de publicação de imagens de outras fontes.

3.2 Categorias de originais aceitos para publicação

3.2.1 Artigos Originais

Trata-se de produções científicas originais que desenvolvam e aprofundem temas relacionados às ênfases da publicação.

  1. Pesquisas: apresentam resultados de pesquisas científicas. Devem ter extensão 08 a 10 laudas;

b. Relatos de Experiência: expõem descrição de experiências acadêmico científicas, cujo valor de relato seja significativo para a área de diálogo. Devem apresentar de 10 a 12 laudas.

Obs.: Em caso de submissão de artigos por parte de estudantes de graduação das áreas de ênfase contempladas pelo periódico, estes podem submeter originais para avaliação e publicação desde que cumpram um dos critérios a seguir:

1. Seja apresentado em coautoria com um professor-orientador;

2. A carta de submissão seja acompanhada de uma carta de recomendação do professor-orientador declarando concordância com a publicação sem seu nome como coautor.

3. Seções do periódico

a. Artigos

b. Relatos de experiência

c. Seção Especial (em casos excepcionais aprovados pelo conselho editorial)

3.4 normas para publicação de produção dos membros do conselho acadêmico e do comitê científico

3.4.1 Conselho Editorial

a. no máximo uma produção do conselho editorial por fascículo;

b. o texto deve ser aprovado em reunião de conselho após parecer favorável;

c. em razão de seu caráter especial, a publicação deve ser mencionada no editorial.

3.4.2 Comitê Científico

O avaliador deve interromper sua colaboração com o periódico por um número inteiro (um ano).

3.5 documentos necessários para submissão de originais

a. Manuscrito com o artigo : deverá seguir as instruções apresentadas neste documento e enviado ao e-mail citado acima.

b. Carta de autorização do orientador para publicação: somente quando se tratar de produção de estudantes de graduação em que o professor orientador não seja coautor.

c.Cópia da aprovação por comitê de ética: no caso de pesquisas que envolvam seres humanos nos termos do inciso II da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, ou seja, investigações que envolvam o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais, deverá ser encaminhado um documento de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizada.

No caso de instituições que não disponham de um Comitê de Ética em Pesquisa, deverá ser apresentada a aprovação pelo CEP onde ela foi aprovada.

Os documentos dos itens a, b e deverão ser enviados para o seguinte endereço:

Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ

Revista Interfaces da Saúde

Aos cuidados da Editora Chefe, Profa. Dra. Valeska Portela. Email: valeska@fvj.br