A Revista Educação e Linguagem (REdLi) é uma publicação semestral online. Destina-se à publicação de trabalhos científicos sobre temas que tragam reflexões atuais e relevantes no seio das discussões das áreas da Educação com enfoque em estudos sobre alfabetização e letramento; currículo, processos de profissionalização e de formação docente, ensino e práticas educativas; avaliação, políticas públicas e gestão da educação; estudos culturais e identitários e as diversas dimensões do ensino das línguas materna e estrangeira bem como suas respectivas literaturas, tomando como base os estudos e as teorias linguísticas e literárias.
As produções científicas deverão contemplar as seguintes áreas distribuídas em eixos de acordo com a especificação abaixo:
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO I: ESTUDOS EM EDUCAÇÃO
Ementa: A área contempla pesquisas na área da Educação com enfoque em estudos sobre Alfabetização e letramento; Currículo, processos de profissionalização e de formação docente, ensino e práticas educativas; Avaliação, políticas públicas e gestão da educação; Estudos culturais e identitários.
Grupo 1: Alfabetização e Letramento (contempla estudos e reflexões sobre a cultura escrita, o processo de alfabetização e de letramento (escolar e não-escolar), abordando as condições de produção e de leitura de gêneros orais e escritos, como também a avaliação do processo de alfabetização. A aprendizagem na fase de aquisição da língua escrita na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A alfabetização na Educação de Jovens e Adultos. Estudos sobre as relações entre escolarização e linguagem. A alfabetização, a leitura e a escrita em suas perspectivas histórica, sociológica, psicológica, pedagógica e linguística.
Grupo 2: Currículo, processos de profissionalização e de formação docente, ensino e práticas educativas (contempla estudos relacionados à formação inicial e continuada de professores da educação básica e da educação superior, como também os seus processos e políticas. Aborda as práticas, os saberes e as trajetórias de educadores/professores em âmbito formal e não formal, construídas nos espaços e tempos do processo educativo. Tem-se também como preocupação o desenvolvimento de investigações que partem de distintas perspectivas e abordagens teórico-metodológicas e que tenham como foco o currículo, os processos de profissionalização de professores e o trabalho docente nas suas relações com os temas da cultura e das identidades.)
Grupo 3: Avaliação, políticas públicas e gestão da educação (contempla estudos sobre a avaliação em diversas nuances: avaliação da aprendizagem; avaliação institucional; avaliação integrada de políticas públicas definidas para a educação; avaliação dos impactos das avaliações em larga escala sobre os sistemas de ensino. Estudos sobre gênero e relações étnico/raciais e educação inclusiva em espaços de educação e de formação, assim como pesquisas sobre planejamento, execução e avaliação de políticas educacionais para uma educação e uma pedagogia não discriminatória. Contempla ainda estudos das políticas de formação docente e de gestão pedagógica de processos educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica (EP&T); Políticas públicas de educação a distância; Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Ensino Médio.)
Grupo 4: Estudos culturais e identitários (contempla estudos sobre manifestações culturais incluindo movimentos artísticos, eruditos e populares. Analisa processos identitários relacionados à condição de gênero e etnia. Aborda a compreensão da sociedade a partir dos seus produtos e práticas culturais, partindo do interesse por sujeitos, saberes, objetos e práticas marginalizadas, a partir dos processos sociais histórica e espacialmente situados.)
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO II: ESTUDOS DA LINGUAGEM
Ementa: A área abrange estudos e pesquisas sobre as muitas dimensões do ensino das línguas materna e estrangeiras bem como suas respectivas literaturas, tomando como base os estudos e as teorias linguísticas e literárias.
Grupo 1: Teoria, análise linguística e estudo de gêneros textuais (contempla estudos sobre a relação língua e sociedade, enfatizando o estudo dos gêneros textuais. Linguagem e cognição; estudos em gramática; aspectos semântico-pragmáticos da linguagem; sociolinguística; linguística textual; análise do discurso; semiótica; análise interacional; políticas linguísticas; história das línguas; contato de línguas; aquisição de LE e L2; historiografia da linguística.)
Grupo 2: Literatura e outras artes (contempla estudos que deverão versar sobre a literatura em seus diversos gêneros, as teorias literárias com enfoque de suas relações com as outras artes e que possibilitem um diálogo estético no âmbito teórico-metodológico, em especial, o cinema, a pintura, a televisão e a música.
Grupo 3: Linguagem, tecnologias e gêneros digitais (contempla estudos dos distintos gêneros discursivos, textuais, hipertextuais e/ou hipermidiáticos existentes em ambientes virtuais, com base nas teorias enunciativas sobre gêneros discursivos e sobre o uso de TICs nos processos de ensino-aprendizagem da linguagem. Estudos das questões relativas à apropriação das tecnologias digitais de informação e comunicação nos contextos e nas condições concretas de produção do ensino. A produção de material didático virtual.)
Grupo 4: Ensino/Aprendizagem e Formação do Professor de Língua Portuguesa e de Outras Linguagens (contempla estudos sobre os processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem neste processo. A cognição e a afetividade na formação de professores de línguas. Discussão sobre as teorias relativas à interação, à linguagem e ao letramento do professor de línguas. A formação de professores e a necessidade de uma didática específica para o ensino de línguas em meios digitais.)