Diretrizes para autores

Diretrizes para autores

É de inteira responsabilidade dos autores verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir, dado que as submissões que não estiverem de acordo com as normas apresentadas serão prontamente rejeitadas.

É indispensável que os estudos sejam inéditos, isto é, não tenham sido enviados para publicação em outro periódico. Considera-se inéditos artigos publicados em Anais de eventos científicos (Congressos, Simpósios, Encontros, entre outros), entretanto, nesses casos, é necessário indicar o nome, local e data do evento.

O artigo, sob hipótese alguma, pode estar identificado, seja no corpo do original ou em propriedades do arquivo.

Os artigos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, com no mínimo 10 e no máximo de 20 páginas, possuindo até 05 (cinco) autores.

O envio dos artigos deve ocorrer forma eletrônica pelo e-mail: marciomota@fvj.br. Após o envio, o editor responsável pela edição enviará uma mensagem acusando o recebimento do artigo.

Os artigos que contiverem Tabelas ou Figuras, estas devem estar em formato que permitam ser editadas. Caso algumas dessas Tabelas ou Figuras tenham sido importadas de outros programas, como Excel, Power Point etc., deve ser enviado também o arquivo de origem como Arquivo Complementar.

Devem ser evitadas expressões como id., ibid., op. cit., loc. cit. e assemelhadas, ou notas de referência e de rodapé. São admitidas notas no final do texto, no entanto, devem ser evitadas.

Para submissão dos artigos deve-se observar as seguintes normas editoriais:

a) Os artigos (em Documentos de Submissão do sistema) devem conter:

– o título em português, inglês e espanhol;

– sem identificação do(s) autor(es);

– um resumo (no idioma do texto) em no mínimo 10 e máximo de 25 linhas, em um único parágrafo e sem entrada de parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave;

– um abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords;

b) As páginas dos artigos devem estar devidamente numeradas no canto superior direito, digitadas em editor de texto Word for Windows, em um único lado da folha, nas seguintes condições:

– papel formato A4 (210 x 297 mm);

– fonte Times New Roman, tamanho 12;

– espaço entre linhas: simples;

– entrada de parágrafo: 1,25;

– margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;

– ilustrações e tabelas, sem coloração, em fonte Times New Roman, tamanho 10;

– as citações e referências devem obedecer as normas atuais da ABNT;

– notas de rodapé ou notas no final do texto devem ser evitadas.

c) As citações no texto devem obedecer a NBR 10520:2002, conforme exemplos abaixo:

um autor – Iudícibus (1997, p. 58)

dois autores – Mosimann e Fisch (1999, p. 53)

três autores – Horngren, Foster e Datar (2000, p. 113)

mais de três autores – Atkinson et al. (1995, p. 324)

autor no final da frase – (HORNGREN; FOSTER; DATAR, 2000, p. 113)

d) As referências bibliográficas devem ser listadas ao final do texto de acordo com a NBR 6023 revisada, em ordem alfabética, em fonte 12, com espaçamento simples e uma linha em branco após cada obra, como nos exemplos a seguir:

Livros:

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. e Alfredo Alves de Farias. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Capítulos de livros:

ALMEIDA JÚNIOR, João B. de. O estudo como forma de pesquisa. In: Carvalho, Maria Cecília M. de (Org.). Construindo o saber: técnicas de metodologia científica. Campinas: Papirus, 1988.

Artigos de periódicos:

GONÇAVES FILHO, Cid; ELIAS, Cristiano Lourenço; LEITE, Ramon Silva. Antecedentes da lealdade de clientes: um estudo empírico no varejo. Revista de Negócios, Blumenau, v.11, n.1, janeiro/março, p.2-17, 2006.

GARBARINO, Ellen; JOHNSON, Mark. The different roles of satisfaction, trust and commitment for relational and transactional consumers. Journal of Marketing, v. 63, n. 2, April, p. 70-87, 1999.

Artigo online (retirado da internet):

HAYES, Andrew F.; PREACHER, Kristopher. J.  Indirect and direct effects of a multicategorical causal agent in statistical mediation analysis. Disponível em: <http://www.afhayes.com/public/hp2011.pdf> Acesso em 11 de maio de 2012.

Artigos de anais:

SILVA, Adolfo Henrique Coutinho; SANCOVSCHI, Moacir. Mudanças de práticas contábeis em empresas privatizadas: estudo de casos no segmento de serviços públicos de distribuição de gás. In: CONGRESSO ANPCONT, 1., 2007, Gramado/RS. Anais… São Paulo: ANPCONT, 2007. CD-ROM.

Dissertações e teses:

LIMA, Ana Lúcia de Araújo. Análise da congruências com vistas à harmonização das formas de contabilização de derivativos entre Brasil e Argentina. 2000. 110 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2000.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.