Discurso de oradora emociona o público na colação de grau 2016.2

Confira na íntegra o discurso da estudante Franciane Augusta Monteiro, concluinte da primeira turma de Direito da FVJ.
19 de janeiro de 2017

Confira na íntegra o discurso da estudante Franciane Augusta Monteiro, concluinte da primeira turma de Direito da FVJ. 

Boa noite, senhoras e senhores. Boa noite a professora Maryland Bessa Pereira Maia, diretora da faculdade e demais autoridades aqui presentes. Um boa noite especial aos formandos dos cursos de Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Letras, Pedagogia, Recursos Humanos, Serviço Social e Turismo. Boa noite aos paraninfos, familiares, amigos, e professores aqui presentes.

Primeiramente, torna-se mais que necessário agradecer a Deus por essa realização, por mais essa realização, por todas as conquistas, até então. Gostaria de destacar ainda a enorme gratidão de poder está aqui, representando todos vocês, grandes sonhadores, que neste momento vislumbram um mundo repleto de conquistas a ser desbravado!

A educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Ao longo de muito tempo, a educação foi tida com muitos padrões, mas Hoje,

notamos o quão relevante é ter uma formação acadêmica, uma vez que a cada dia o cenário profissional demanda pessoas qualificadas. Uma admirável formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano.

O ser humano, que é a obra-prima de toda profissão, sobre o qual não devemos esquecer de resguardar todo o respeito que lhe é pertinente. Assim, devemos sempre observar que existirão pessoas com sentimentos, pessoas que recorrem a nós como uma solução de seus problemas. Não é à toa que quando se fala que “devemos ser humanos”, remetemos ao grandioso sentimento de dar ao outro o melhor da gente, dar o melhor que queremos pra gente e o melhor que podemos dar! Seja como for, antes de serem nossos futuros clientes, alunos e pacientes, eles são acima de tudo PESSOAS, HUMANOS, como nós!

Sonhar, construir o sucesso, conquistar uma consolidada estrutura no que toca à profissão, e, em todos os âmbitos da vida, custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, empreendedorismo, ousadia e coragem para realizar o que for necessário ser feito. Superar a si mesmo e ir além do que muitos duvidam, numa sociedade altamente competitiva, submetida aos conflitos e crises existenciais, ao estresse emocional, à pressão psicológica, aos medos, aos fracassos, ao cansaço, às cobranças, às responsabilidades, ao estresse profissional e às incertezas do amanhã, custa muito alto.

Foram anos de dedicação, cada formando aqui, traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Amizades que irão nos acompanhar ao longo de nossa jornada, e amizades que talvez não veremos. Foram anos de companheirismo, risadas, amizades que ficarão pro resto da vida. Um turbilhão de emoções que nos rodeia nesse instante, que pode ser um misto de alívio e saudade, de medo e coragem de enfrentar os novos desafios. Chegou o momento de cada um seguir viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado.

Aquela ansiedade quando iniciamos a faculdade, é passada agora como um filme, é como se a saudade já não fosse forte o suficiente, é preocupante saber que, a partir de agora, tudo fica mais difícil. Os problemas da vitória são muito mais agradáveis do que os da derrota, não tenho dúvidas! Mas não são menos difíceis. A partir de agora, os nossos erros não serão mais só pontos perdidos em uma prova, não será apenas aquela prova que esquecemos de passar a limpo à caneta e o professor tira pontos. A partir de agora, não teremos mais como passar a limpo, e isso não quer dizer que não podemos errar! Sim, podemos errar! Precisamos errar! Mas não serão punições tão simples como perder pontos. Estaremos lidando diretamente com o ser humano de todas as formas, com todos os sentimentos possíveis.

Estamos aqui hoje para festejar o término de um importante ciclo que iniciamos há alguns anos, e que há alguns meses parecia uma eternidade! No entanto, quando manusearmos os nossos registros fotográficos, sentiremos muita saudade de tudo isso! Enxergaremos as pessoas que sempre estiveram ao nosso lado, e com certeza, com o coração bem apertado, vamos sorrir e lembrar que conseguimos ir tão longe porque estivemos próximos de pessoas grandiosas!

O nosso agradecimento àqueles que, mesmo de fora, mas sempre presentes, nos quiseram bem e nos apoiaram nos bons e nos maus momentos.

Desejo a todos nós, muita paciência! Nem tudo será tão rápido como o passar dos anos na faculdade. Desejo muita sorte, porque se somado ao talento e ao amor, não será nada mal! Desejo, também, gratidão sempre! E, por fim, muito sucesso a todos nós! Obrigada!

Franciane Augusta Monteiro – concluinte do curso de Direito

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022