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Comissão Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, responsável por implementar os processos de autoavaliação na instituição.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, responsável por implementar os processos de autoavaliação na instituição. No âmbito da Educação Superior, essas comissões foram instituídas pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que estabelece os mecanismos de avaliação das Instituições de Ensino Superior, composta por: Avaliação Externa – realizada por consultores do Ministério da Educação (MEC); Autoavaliação – implementada pela CPA de cada instituição; Enade – Exame Nacional de Desempenho do Estudante, realizado pelos estudantes de graduação no início e no final do curso. A atual comissão da Faculdade do Vale do Jaguaribe foi instituída por meio da portaria 05/2014, de 01 de fevereiro de 2014, e conta com a participação de professores, estudantes, colaboradores e representantes da comunidade.

A autoavaliação é um processo cíclico de diagnóstico acerca do desempenho da IES. Visa o reconhecimento e identificação de seus pontos fortes, fragilidades e potencialidades. Busca analisar os serviços prestados aos seus diversos públicos interessados, visando a melhoria contínua da instituição. É implementada por meio de metodologias e instrumentos de pesquisa, e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica.

A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.
As dimensões avaliadas são:

  1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação, a Extensão;
  3. Responsabilidade Social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social;
  4. Comunicação com a sociedade;
  5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  6. Organização e gestão da instituição;
  7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
  8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Presidente: Silvio Ramos Evangelista
Vice-presidente: Eliezio Gomes de Queiroz Neto
Repr. Docente: Márcio de Oliveira Mota
Repr. Docente: Albano Oliveira Nunes
Repr. Tec. Adm.: Luiz Stephany Filho
Repr. Tec. Adm.: Alcir Correia de Lima
Repr. Corpo Discente: Caio Emerson Aguiar Gurgel
Repr. Corpo Discente: Rômulo de Castro Teixeira Rocha
Repr. Comunidade: Djavan da Silva Fernandes
Repr. Comunidade: Abelardo Cavalcante Porto