A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica responsável por implementar os processos de autoavaliação na instituição. No âmbito da Educação Superior, essas comissões foram instituídas pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que estabelece os mecanismos de avaliação das Instituições de Ensino Superior, que é composto pela:
Avaliação Externa – realizada por consultores do Ministério da Educação (MEC).
Autoavaliação – Implementada pela CPA de cada Instituição.
Enade – Exame Nacional de Desempenho do Estudante – realizado pelos estudantes de graduação no início e no final do curso.
A atual comissão da Faculdade do Vale do Jaguaribe foi instituída por meio da portaria 05/2014 de 01 de Fevereiro de 2014, e conta com a participação de professores, estudantes, colaboradores e representantes da comunidade.
A autoavaliação é um processo cíclico de diagnóstico acerca do desempenho da IES. Visa o reconhecimento e identificação de seus pontos fortes, fragilidades e potencialidades. Busca analisar os serviços prestados aos seus diversos públicos interessados, visando a melhoria contínua da Instituição. É implementada por meio de metodologias e instrumentos de pesquisa e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica.
A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.
As dimensões avaliadas são:
Francisco Antônio Ferreira de Almeida – Presidente
Albano Oliveira Nunes – Representante docente
Márcio de Oliveira Mota – Representante docente
Helenice da Silva Viana – Representante do corpo técnico-administrativo
Leandro Barbosa – Representante do corpo técnico-administrativo
Ayrles Bezerra – Representante do corpo discente
Lucas Aguiar Tavares – Representante da comunidade