A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, responsável por implementar os processos de autoavaliação na instituição. No âmbito da Educação Superior, essas comissões foram instituídas pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior que estabelece os mecanismos de avaliação das Instituições de Ensino Superior, composta por:
Avaliação Externa – realizada por consultores do Ministério da Educação (MEC);
Autoavaliação – implementada pela CPA de cada instituição;
Enade – Exame Nacional de Desempenho do Estudante, realizado pelos estudantes de graduação no início e no final do curso.
A atual comissão do Centro Universitário do Vale do Jaguaribe foi instituída por meio da portaria 05/2014, de 01 de fevereiro de 2014, e conta com a participação de professores, estudantes, colaboradores e representantes da comunidade.
A autoavaliação é um processo cíclico de diagnóstico acerca do desempenho da IES. Visa o reconhecimento e identificação de seus pontos fortes, fragilidades e potencialidades. Busca analisar os serviços prestados aos seus diversos públicos interessados, visando a melhoria contínua da instituição. É implementada por meio de metodologias e instrumentos de pesquisa, e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica.
A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.
As dimensões avaliadas são:
Presidente: Silvio Ramos Evangelista
Vice-presidente: Eliezio Gomes de Queiroz Neto
Repr. Docente: Márcio de Oliveira Mota
Repr. Docente: Albano Oliveira Nunes
Repr. Tec. Adm.: Luiz Stephany Filho
Repr. Tec. Adm.: Alcir Correia de Lima
Repr. Corpo Discente: Caio Emerson Aguiar Gurgel
Repr. Corpo Discente: Rômulo de Castro Teixeira Rocha
Repr. Comunidade: Djavan da Silva Fernandes
Repr. Comunidade: Abelardo Cavalcante Porto