fbpx

ENADE

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e quesito indispensável para o recebimento do diploma.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.

A excelência da FVJ se comprova nos resultados obtidos por seus alunos. O Curso de Nutrição da FVJ obteve nota 4 no Enade 2019, ficando entre os três melhores cursos de IES privada no estado do Ceará.

O edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade foi publicado no Diário Oficial da União no dia 13 de Julho de 2021. O documento detalha as regras e as datas de todas as etapas do exame, que avaliará cursos, por intermédio do desempenho dos estudantes, vinculados ao Ano II do ciclo avaliativo, definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, ajustado excepcionalmente devido aos impactos da pandemia de Covid-19, conforme definido nas resoluções da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) nº 1, de 23 de abril de 2021, e nº 2, de 29 de junho de 2021.

Confira o Edital do Enade 2021.

Este ano serão avaliados os estudantes dos cursos de graduação ou de cursos superiores de tecnologia.

No Enade 2021 serão avaliados os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação. Quanto às licenciaturas, serão os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química. Na área de tecnologia, os cursos de análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computador.

O Enade aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Os resultados dos estudantes no Enade servirão para a produção de informações subsidiárias às ações com vistas à indução da qualidade da educação superior, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados do Enade serão utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme definido pela Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.

Sim, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar no histórico escolar de todo estudante a sua participação ou dispensa da prova, nos termos da Portaria Normativa MEC 19, de 13 de dezembro de 2017 e demais normas regulamentares do INEP.

A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher o Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como a expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES).

O estudante que não realizar a prova ou preencher o Questionário do Estudante fica impedido de colar grau.

  • Formação Geral (FG): composta de 10 (dez) questões, sendo 8 (oito) de múltipla escolha e 2 (duas) discursivas = 25%;
  • Componentes Específicos (CE): composta de 30 (trinta) questões, sendo 27 (vinte e sete) de múltipla escolha e 3 (três) discursivas = 75%.
  • Data: 14 de novembro de 2021
  • Horário: fechamento do portão às 13h e início da prova às 13h30, com duração de 4 horas
  • O local da prova será disponibilizado aos alunos no Sistema Enade