Estágio e Relação com o Mercado

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ conta com um setor exclusivo para o atendimento das demandas de estágio e emprego das empresas da região.

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ conta com um setor exclusivo para o atendimento das demandas de estágio e emprego das empresas da região. Através do Portal de Estágio o aluno também pode buscar empresas conveniadas com a FVJ e suas respectivas áreas de atuação. Os interessados, mesmo egressos, continuam recebendo informações sobre as oportunidades para se colocar ou recolocar no mercado de trabalho.

A FVJ oferece ainda um espaço para que as empresas possam realizar processo seletivo, construir banco de currículos e promover eventos sobre empregabilidade e empreendedorismo através de palestras, feiras, cursos, treinamentos, workshops, entre outras atividades com o mesmo fim.

Estágio obrigatório e Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei 11.788/2008).

Estágio obrigatório – É o estágio definido como obrigatório no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma (§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

Estágio não obrigatório – É o estágio desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, e parte do projeto pedagógico do curso (§ 2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

Estudantes que estiverem frequentando o ensino regular, em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (art. 1º da Lei nº 11.788/2008).

Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários (art. 3º e 15 da Lei nº 11.788/2008).

A Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 regulamenta a prática de estágio.

O estágio deverá acontecer na empresa/instituição que possua convênio de parceria com a FVJ.

Para a concessão do estágio devem ser observados alguns requisitos:
I- matrícula e freqüência regular do educando público-alvo da lei
II – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino
III – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e as previstas no termo de compromisso (art. 3º, incisos I, II e III da Lei nº 11.788/2008).
O aluno que pretende realizar estágio deve procurar o Núcleo de Estágio e Relaçoes com o Mercado – FVJ.

Segundo a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o estagiário só poderá permanecer no máximo 2 anos na mesma empresa. O aluno só pode abrir o requerimento com o Termo aditivo completamente preenchido.

Para renovar seu estágio o aluno precisa seguir o passo a passo:

  1. Trazer da empresa 2 vias do Termo de Renovação de Estágio (Aditivo) assinadas pelo aluno e pela empresa;
  2. Abrir um requerimento de “Assinar Renovação do Termo de Estágio – Aditivo” no Núcleo de Estágio e Relaçoes com o Mercado da FVJ
  3. Ter a aprovação do coordenador de curso para renovar o estágio
  4. Levar as 2 vias do Termo Aditivo na unidade para a assinatura
  5. Guardar uma via, entegar uma na FVJ e a outra na Empresa