fbpx

Núcleo de Educação a Distância

A Educação a Distância da Faculdade do Vale do Jaguaribe é coordenada pelo Núcleo de Educação a Distância – NEAD, órgão de apoio acadêmico e desenvolvimento de programas, projetos, cursos e disciplinas, vinculado à Diretoria Acadêmica

O Núcleo de Educação a Distância – NEAD é um órgão de apoio acadêmico vinculado à Direção Acadêmica, no desenvolvimento do Programa Institucional de Educação a Distância (EaD), decorrente das Políticas Institucionais de Ensino, expressas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), parte integrante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.

O NEAD tem como objetivos primordiais desenvolver, implantar e gerenciar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de administrar equipe de pessoal especializada em confeccionar e disponibilizar o material didático aos alunos matriculados nos diversos cursos mantidos pela FVJ.

A proposta da Educação a Distância na FVJ surge da necessidade que hoje a aprendizagem se dá em espaços e tempos diferenciados, dispensando a presença física do professor e do aluno.

Essa modalidade apresenta uma série de vantagens como interatividade, flexibilidade e autonomia, porém exige uma responsabilidade maior do aluno, necessitando que ele se esforce ainda mais para alcançar um nível significativo de aprendizagem.

A ação do NEAD está direcionada a oferecer cursos a distância, disciplinas com um percentual de carga horária EaD de acordo com a Portaria do MEC nº 2.177, de 06 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de ensino a distância, apoio virtual nas modalidades de extensão universitária, Graduação (Licenciatura e Bacharelado), Graduação Tecnológica, Pós-graduação e formação corporativa. O NEAD utilizará de toda a estrutura da IES, seus outros núcleos, secretaria, pessoal e infraestrutura para o desenvolvimento das atividades por eles coordenadas.

A constituição representativa do NEAD e a do colegiado de EaD, além das respectivas competências e atribuições, estão descriminadas no Regimento Geral da FVJ.