A Biblioteca Dr. Salomão Mussolini Maia, do Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, iniciou suas atividades em julho de 1999, com o início dos cursos de Letras e Pedagogia, tendo como missão atender às necessidades informacionais dos usuários nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, como também a comunidade local, propiciando um melhoramento de modo eficaz e qualitativo no nível cultural e socioeconômico da sociedade. Em março de 2013 é atribuída à biblioteca o nome de Dr. Salomão Mussolini Pinheiro Maia, em homenagem ao escritor cearense.
A biblioteca oferece livre acesso ao acervo. A classificação usada é a CDD (Classificação Decimal de Dewey), com catalogação na AACR2 (Código Anglo-Americano). A consulta é destinada a todo o público interno e externo, sendo o empréstimo reservado a alunos, funcionários e professores da instituição.
O acervo é informatizado através do sistema de gerenciamento de bibliotecas, o software AutoBib desenvolvido pela Datax Soluções em Sistemas de Informação Ltda., que permite a recuperação de dados bibliográficos, como também disponibiliza recursos para auditoria, relatórios e dados estatísticos.