Linhas de Pesquisa

As Linhas de Pesquisa garantem que o processo de pesquisa seja coletivo e articulado institucionalmente

Tratam-se de pontos intermediários; articulam os conceitos de Área de Concentração e de Projeto de Pesquisa.

A Área de Concentração é um campo específico de conhecimento que constitui o objeto principal de estudo escolhido pelos candidatos às pesquisas.

Nesse sentido, a FVJ definiu o Desenvolvimento Regional como sua Área de Concentração, que contém como unidades institucionais as Linhas de Pesquisa de seus cursos de Graduação e Pós-graduação.

A área Desenvolvimento Regional implica em uma abordagem interdisciplinar. É uma análise de aspectos qualitativos relevantes, uma vez que pressupõe que uma região é o resultado do processo de construção social e marcada pelas limitações e potencialidades que a tornam singular.

A implantação de uma Linha de Pesquisa se dá por meio de Projetos de Pesquisas que estabelecem, simultaneamente, os rumos da pesquisa, a orientação teórica e os procedimentos.

As Linhas de Pesquisa da FVJ, portanto, são pensadas e concebidas para serem duradouras, refletindo seus objetivos de longo prazo, e não apenas seu conjunto atual de projetos.

As linhas de pesquisa abaixo implicam em como os cursos de Graduação da FVJ e seus Centros de Estudo retratam as expertises e conhecimentos de nosso corpo docente.