22 de novembro de 2024
Público de Interesse: Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; Profissionais com atuação nos setores administrativos nas Instituições escolares portadores de Diplomas em Licenciaturas.
Objetivo: Refletir sobre a gestão e coordenação escolar, no contexto das políticas educacionais instituídas a partir do final do século passado, com vistas a compreender o papel do gestor e do coordenador escolar no cumprimento da função social da escola.
MATRIZ CURRICULAR
| MÓDULOS/CONTEÚDOS | C/H |
| MÓDULO I – POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTEMPORANEIDADE | 80 |
| Histórico e Concepção de Gestão e Coordenação Pedagógica | 30 |
| Política Educacional e Diretrizes Curriculares | 40 |
| MÓDULO II – DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO | 150 |
| Gestão Democrática na Escola | 30 |
| Coordenação Pedagógica e Gestão da Sala de Aula | 30 |
| Escola: Lócus Privilegiado de Formação Continuada | 30 |
| Planejamento e Avaliação: Concepções e Práticas | 30 |
| Gestão, Coordenação e Educação Inclusiva | 30 |
| MÓDULO III – GESTÃO, BASE LEGAL E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO | 90 |
| Gestão de Pessoas | 30 |
| Legislação Educacional | 30 |
| Financiamento da Educação | 30 |
| MÓDULO IV- METODOLOGIA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA | 100 |
| Didática do Ensino Superior e Práticas do Magistério | 30 |
| Oficina de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos | 20 |
| Metodologia da Pesquisa Científica | 20 |
| Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
| TOTAL | 420 |
Investimento: 20 parcelas de R$ 240,00