Abertura do FVJ Educa – V Encontro Acadêmico de Educação da FVJ

A noite de ontem (24) pulsou arte, cultura e educação no campus da FVJ. Foi dado início aos trabalhos do V Encontro Acadêmico de Educação – FVJ Educa, evento que une os cursos de Educação Física (Licenciatura), Letras e Pedagogia da instituição com a toda a sociedade, num laço de atividades entre palestras, exposições, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos.
25 de abril de 2018

“A base desta instituição tem que passar pela educação.”

 

 

A noite de ontem (24) pulsou arte, cultura e educação no campus da FVJ. Foi dado início aos trabalhos do V Encontro Acadêmico de Educação – FVJ Educa, evento que une os cursos de Educação Física (Licenciatura), Letras e Pedagogia da instituição com a toda a sociedade​, num laço de atividades entre palestras, exposições, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos.

“Essa primeira noite do FVJ EDUCA a gente está vendo com muito sucesso, percebendo o protagonismo do nosso aluno aqui no campus e a interação dos três cursos”, elencou Débora Aldyane, coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia.

A abertura do evento contou com variadas atividades, dentre elas: exposição “​Repensando”​, com textos do Conselheiro Institucional, Prof. José Rosa Abreu; exposição “​As Pessoas de Pessoa”​, em homenagem ao poeta português ​Fernando Pessoa; ​intervenção ​urbana mediada pelo Professor Renildo Franco, a partir de manifestações artísticas-culturais oriundas dos próprios alunos, bem como do Projeto Som da Vila do Instituto Manuel Braga. F​inalizando com a palestra magna “A Reestruturação Curricular e as Novas Competências para Ensinar: Desafios e Perspectivas para o Professor”, ministrada pela profissional de Educação Física, Professora Maria Aldeísa Gadelha.

Ao falar sobre a sua participação no evento, Aldeísa destacou: “Para mim foi um aprendizado, porque a gente vem para palestrar, mas na verdade a gente aprende mais até do que o que tenta passar para as pessoas. A gente pode perceber aqui que as pessoas estão envolvidas, estão já empoderadas sobre o assunto, e é muito bom a gente perceber o brilho no olhar de quem está assistindo.”

Para o aluno de Letras, Tainan Santana, o evento “em sua abertura foi bastante positivo, fazendo uma avaliação geral, pois tratou de um assunto que está em voga, mas que infelizmente ainda está um pouco lacunar. Quando se fala em restruturação curricular é um assunto que permeia nossa prática pedagógica, permeia nossa prática docente. Isso com certeza trará reflexos para reavaliarmos e refletirmos também sobre a nossa função e condição para estudar essa nova base que está aí cheia de novidades”. O acadêmico mostrou sua satisfação a partir do tema abordado.

 “A base desta instituição tem que passar pela educação”, ilustrou sabiamente o Diretor Geral da FVJ, Antonio Henrique Dummar Antero, ao proferir as suas palavras acerca do evento, ressaltando tratar-se de um evento transdisciplinar e para além-fronteiras do campus da FVJ, devendo impactar em toda a comunidade​ educacional da região, convocando escolas, conselhos de educação, profissionais de outras áreas para uma profunda reflexão sobre a educação presente e seu impacto no futuro.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022