10 Anos de História: Curso de Enfermagem realiza Ereen 2020

Encontro se constituiu num espaço de resgate da história e memória da profissão
17 de dezembro de 2020

“Mais que nunca, Enfermagem!”. Foi com esse tema, dialogando com o atual contexto pandêmico, que foi realizada a 10ª edição do maior Encontro Regional de Enfermagem – EREEN.

Além de lançar luz para a grande importância da enfermagem num cenário de pandemia, a temática evoca o orgulho de cada profissional da área através da convicção plena de sua escolha e de seu compromisso com o cuidado à saúde.

Ao completar uma década, a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Neuma Nogueira, faz sua análise sobre o evento, e como este vem a cada ano se consolidando numa esfera científica e acadêmica: “O Encontro Regional de Enfermagem (EREEN) da Faculdade do Vale do Jaguaribe teve sua primeira edição em maio de 2010, objetivando a efetivação de um espaço acadêmico e científico para o debate, publicação de pesquisas científicas e a troca de experiência entre profissionais, professores e discentes da enfermagem, especialmente na região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste. Entretanto, o alcance do evento englobou não somente as regiões do Ceará como também de outros estados com participação maciça de profissionais e estudantes da área. Em 2020, na 10ª edição do EREEN, comemoramos a solidez de uma marca muito conhecida no meio acadêmico e profissional, culminando com o Ano Internacional da(o) Enfermeira(o) decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).”

O evento, que aconteceu de 09 a 12 de dezembro, conseguiu reunir estudantes e profissionais de enfermagem da região, em espaços digitais, trazendo para primeiro plano os desafios e avanços da profissão.

“Quando se pensa em Enfermagem FVJ, é impossível não pensar no EREEN. Tendo em vista que é um dos eventos feitos por enfermagem, para a enfermagem. É um dos eventos em que se evidencia a importância da enfermagem no cotidiano, e podemos discutir e homenagear seu papel na sociedade em geral. O evento esse ano, mesmo ganhando modalidade em EAD, foi bastante proveitoso, com uma ótima programação, podemos sentir o calor do EREEN. O encontro foi lindo, principalmente porque em todo o evento a enfermagem foi vista como profissão empoderada, reconhecendo nossa total cientificidade”, declarou o aluno Jesus Neto, do 8º período do curso.

Considerada uma das profissões mais desafiadoras que existe, a Enfermagem proporciona ao estudante e futuro profissional um mundo de possibilidades. São diversas as especializações e segmentos a escolher e seguir, assim mostrou o encontro, que além da abordagem sobre tempos de pandemia e mercado de trabalho, trouxe para debates, rodas de conversas, palestras, painéis e minicursos tópicos sobre Enfermagem Forense, Enfermagem Estética, Enfermagem em Ginecologia e em Urgência e Emergência, entre outros.

O 10º EREEN se constituiu num espaço de resgate da história e memória da profissão, convidando os participantes a repensar sua trajetória. “Foi muito grandioso na minha vida acadêmica e, hoje, profissional. Comecei no 1º Encontro Regional de Enfermagem como aluno, passei pela comissão organizadora nos meus 5 anos de graduação, e hoje estou atuante na comissão do evento enquanto professor da faculdade. O EREEN é um evento de suma importância acadêmica. A região do Vale do Jaguaribe é uma das pioneiras com esses encontros. Quero agradecer à Faculdade do Vale do Jaguaribe por ter me proporcionado todo esse desenrolar profissional, agradecer à coordenação do curso por sempre ter confiado no meu potencial e na minha capacidade”, ressaltou o professor Edvanio Costa.

“Parabéns a Faculdade do Vale do Jaguaribe e ao Curso de Enfermagem por carimbarem a ciência com evento de tal magnitude. Avante Enfermagem/FVJ com conceito 5 no MEC – nota máxima!!!”, completou Nogueira.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022