2021.1: FVJ dá boas-vindas ao novo semestre

22 de fevereiro de 2021

No último dia 18, a Faculdade do Vale do Jaguaribe deu início ao semestre letivo 2021.1, dando boas-vindas a todos na mais nova jornada acadêmica.

Num momento de integração e acolhida aos alunos novatos e veteranos, Coordenadores de Cursos juntamente com os seus colegiados, as equipes dos Núcleos de Extensão, Núcleo de Educação a Distância e Núcleo de Apoio Psicopedagógico, sob orientações da Direção Acadêmica, organizaram um evento realizado virtualmente, ainda obedecendo aos decretos de distanciamento e isolamento social por conta da pandemia.

“Os primeiros dias de aula têm uma importância significativa para professores e alunos, afinal, marca o início de uma jornada acadêmica que ao longo de muitos anos vai envolver a aquisição de aprendizados, a formação ou o fortalecimento de amizades, o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de valores. Por isso, receber bem os alunos, tanto os novatos como os veteranos, é essencial para conquistar a confiança e reforçar os vínculos afetivos da instituição com os estudantes. Embora de forma virtual, foi possível recepcionar os alunos com empatia e encanto, orientando-os aos planejamentos para a vida acadêmica”, ressaltou a Profa. Dra. Darcielle Bruna, Diretora Acadêmica da FVJ.

O momento, habitual em todo início de período, tem como objetivo integrar a comunidade discente quanto ao ambiente acadêmico da instituição. Sendo assim, neste primeiro contato foram apresentadas orientações sobre avaliações de aprendizagem, Projetos de Extensão e planejamento das atividades práticas extensionistas curricularizadas, equipes de professores e coordenadores de cursos, como se dá o acesso às bibliotecas online e ambiente virtual de aprendizagem, contando ainda com palestras magnas com docentes e profissionais das áreas pública e privada transmitindo um pouco da experiência e da motivação de suas escolhas profissionais, entre outros tópicos.

“Participar do momento de acolhida aos alunos novatos foi gratificante e animador, pois ao perceber a chegada desses ‘novos rostos’ é possível renovar as energias para mais um semestre, e sentir que fazemos parte de uma história de construção e de realizações”, refletiu a profa. Esp. Jerusileide Sena, Integrante do Núcleo de Extensão da faculdade.

Para a aluna Vitória Oliveira, Graduanda em Psicologia, monitora da Extensão e integrante do Programa Tá Valendo, manter-se motivada é essencial para seguir em frente. Ela afirma: “Recomeçar, palavra chave do início desse ano, pois tínhamos expectativas de que tudo seria diferente. Então, vamos respirar fundo, expandir a energia do protagonismo universitário e nos encher de entusiasmo, na esperança de que tudo logo voltará à normalidade.”

“Espero que este seja um ano de grande desenvolvimento pessoal e intelectual para todos os que fazem a FVJ. É com grande alegria que recebemos os alunos e fazemos com eles este momento de acolhimento. Paz e saúde para todos”, declarou o Prof. Me. Jaks Douglas Uchôa Damasceno sobre o momento de integração.

A FVJ, em seu compromisso em formar líderes, anseia pelo retorno das aulas presenciais, enquanto não é possível ela garante os estágios, a depender do curso e do semestre, e avança com a presencialidade nas demais aulas práticas, com a devida observância aos protocolos de segurança na prevenção à COVID-19.

Sejam todos(as) bem-vindos(as) a 2021.1!

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022