9ª edição da EXPO FVJ, o maior encontro científico da região

Evento aconteceu entre os dias 08 a 12 de novembro
18 de novembro de 2021

Com a temática voltada à “Inovação e Tecnologia voltadas para a Educação” em prol da ciência e do desenvolvimento regional, a EXPO FVJ 2021 aconteceu em modalidade on-line, promovendo a pesquisa científica e acadêmica aos estudantes do ensino superior.

O evento ocorreu nos dias 08 a 12 de novembro e contou com diversos especialistas das mais variadas áreas da pesquisa científica, além de apresentação de trabalhos científicos, de atividades extensionistas e a final da etapas regionais Litoral Leste e Vale do Jaguaribe do Desafio Startup Ceará, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-CE), a Agência de Desenvolvimento do Ceará (ADECE), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará e o Instituto Federal do Ceará – IFCE campus Aracati.

Dentre as atividades desenvolvidas, houveram palestras magnas no início da programação diária, com grandes nomes da educação. Ao longo dos cinco dias, houveram painéis nas áreas de Humanas; Saúde; Educação; Gestão, Hospitalidade e Lazer; e Informação e Comunicação. Também houve a apresentação dos trabalhos científicos e atividades extensionistas aprovadas.

Sobre as atividades desenvolvidas nos painéis da Educação, o coordenador dos cursos de Letras e Pedagogia da FVJ, Renildo Franco, ressalta: “Trouxe reflexões que fomentaram discussões bem relevantes quanto ao cenário educacional atual. Abordou-se questões sobre tecnologias na sala de aula, ensino remoto, currículo, literatura, com destaque para Emília Freitas, escritora aracatiense, e avaliação. Cada painel teve como objetivo criar pontes entre teoria e prática, mediando o surgimento de novas necessidades de pesquisa. Com partilhas de experiências vivenciadas em suas trajetórias acadêmicas e profissionais, cada painelista conseguiu chegar aos acadêmicos e convidados de forma muito verdadeira e criativa, trazendo os contextos para ‘o contexto’, revelando caminhos pouco explorados dentro dos processos educacionais. Os momentos tiveram de palestrantes locais a internacionais, favorecendo trocas não apenas entre realidades locais, mas regionais e estrangeiras. Esse momento, tão rico e cheio de surpresas, apenas reforça a marca da FVJ e seu compromisso em divulgar e produzir ciência, contribuindo com a qualidade de vida de toda a região, formando líderes, profissionais de alto gabarito e sujeitos livres e críticos, que renovam e inovam para a construção de um futuro mais digno e inclusivo.”

Com um grande público acompanhando e interagindo ao longo das 25 atividades, integrando ensino, pesquisa e extensão de graduação e pós-graduação desenvolvidas durante a EXPO, contou-se com um público estimado de 739 inscritos e 10 mil visualizações, entre participantes da FVJ, do IFCE, de outras instituições de ensino superior, além de outros públicos interessados nas discussões. O professor do Instituto Federal do Ceará, Roberto Façanha, que participou como mediador de diversas atividades do evento destaca: “A Expo FVJ 2021 foi um evento marcado por uma programação bastante consistente e diversificada, formada por palestras por eixo, palestras magnas, além da exposição de trabalhos científicos e debates de assuntos relevantes do momento. Deste modo, o evento atendeu a demanda de um público amplo, como estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, empreendedores e gestores. Sem dúvida, um evento de destaque que ajuda a ampliar o interesse do mundo corporativo e acadêmico para o município de Aracati e adjacências.”

Todas as palestras magnas e painéis da EXPO FVJ 2021 estão disponíveis no canal do YouTube Conexão FVJ

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022