COMUNICADO – À COMUNIDADE DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE

10 de julho de 2020

PAIS, ALUNOS, PROFESSORES, COLABORADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, AUTORIDADES LOCAIS, DEMAIS PARCEIROS EXTERNOS:

Consonantes com os nossos propósitos e valores institucionais, vimos inicialmente agradecer a confiança em nós depositada, cientes do grandioso esforço de superação e comprometimento de todos, diante da brusca e imperiosa necessidade de realinhar todas as ações acadêmicas em função da Pandemia mundial COVID-19.

Todo esse esforço resultou num novo desenho acadêmico metodológico institucional que nos possibilitará melhor capacidade de adaptar-nos às circunstâncias, ainda severas, de restrições impostas pela Pandemia. Celebramos o resultado desse trabalho, coletivamente, de forma inédita por meio de diálogos francos e objetivos, dentro da urgência requerida pelo momento, afinados com os principais fundamentos que ancoraram as mudanças necessárias:

a) Garantia da Qualidade e Interatividade entre Professores e Alunos, Ensino e Aprendizagem;

b) Valorização de Todos os Cursos, sem exceções, adotando-se sempre padrões Institucionais;

c) Manutenção da Presencialidade em todas as disciplinas curriculares das matrizes, dentro do que preconiza a regulação imposta pelo MEC para cursos presenciais;

d) Além destes, outra conquista importante são os relevantes “upgrades” em nossa plataforma AVA e ampliação de nossa infraestrutura “web” que expandiram os ambientes de aprendizagem presenciais para as possibilidades virtuais. Dessa forma, nossos alunos acessarão todo o conteúdo, podendo antecipá-los tornando-se mais aptos à participação efetiva nos encontros, bem como aprofundando seus conhecimentos nos temas desenvolvidos na sala de aula.

Reforçamos assim, nosso compromisso com a modalidade de nossa oferta PRESENCIAL, compreendendo na mesma toda a modernização que proporcionará maior autonomia para aprendizagem ativa de nossos alunos líderes.

Esse importante passo nos permitirá adaptar-nos para retomada no próximo semestre, garantindo para toda nossa comunidade segurança em atenção ao cumprimento de todos os protocolos sanitários recomendados e o recebimento de toda a carga horária programada, sem prejudicar o melhor andamento acadêmico para todos os nossos cursos.

Em atenção aos apontamentos feitos pelo NAP em sua escuta ativa aos líderes de nossa comunidade, onde muitos alunos demonstraram prejuízo na formação em continuar somente com aulas virtuais, como no semestre anterior, mas, ao mesmo tempo, inseguros ainda em retornar, em função da pandemia. Dessa forma, planejamos o retorno às aulas no semestre 2020.2 previsto para o dia 3 de agosto de 2020, SEMPRE MEDIANTE APOIO LEGAL DE DECRETOS MUNICIPAL E ESTADUAL, observando os seguintes critérios:

1) Obediência aos protocolos de Segurança Sanitária, sugeridos pelas autoridades competentes, sem perder de vista a proteção à vida.

2) Observância à delimitação de alunos em sala de aula, enquanto houver recomendações legais para o distanciamento social, utilizando-se rodízio nas turmas para a presencialidade e para participação síncrona nas aulas “on-line”, sendo este movimento alternado a cada aula.

3) Análise de alunos em situações específicas, permitindo-se sua participação síncrona nas aulas “on-line”, enquanto permanecer a necessidade apresentada.

4) Observância à responsabilidade individual de cada aluno para utilização de EPI’s, como máscara e álcool em gel, bem como luvas para o manuseio de livros na biblioteca.

5) Garantia de estágio e aulas práticas, com orientações detalhadas para cada curso, respeitando-se evidentemente.

6) Garantia da Ouvidoria Estudantil, que parte da solicitação dos alunos, para acolher sugestões, dificuldades e gerar encaminhamentos sobre essa nova experiência.

 

Mais detalhes serão passados na medida que tenhamos fechados os pontos supracitados e, evidentemente, sempre respaldados pelas orientações federais, estaduais e municipais.

Aguardamos ansiosos o nosso reencontro.

 

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022