A FVJ, o Brasil e o mundo relatam: memórias de uma pandemia no século XXI

Publicação conta com a participação da professora e antropóloga Dra. Abda Medeiros (integrante do NEACS), as ex- monitoras e graduandas em Enfermagem Renaly Ramos e Milena Farias e o ex-monitor e graduando em Psicologia Híkaro Vieira, docente e alunos da FVJ
21 de maio de 2021

MEMÓRIAS DE UMA PANDEMIA NO SÉCULO XXI: Quando arte, cultura e saúde se encontram é uma coletânea de reflexões escritas em 2020 por antropólogos, sociólogos, psicólogos, psicanalistas, terapeutas holísticos, arte educadores, administradores, gestores públicos, biocientistas, futuros enfermeiros e psicólogos. Lançada pela editora CRV, de Curitiba, agregando pesquisadores do Brasil, da Europa e da África, é uma cartografia interpretativa, terapêutica e afetuosa da pandemia que parou o Brasil desde março de 2020.

De vários lugares e em diferentes linguagens potencializadas pela Ciência em conjunto com a Arte, o esforço intelectual e coletivo desempenhados pelos organizadores e autores Dr. Márcio Luiz Braga Corrêa de Mello e  Dra. Raquel Ferreira Rangel Gomes, por meio do Núcleo de Estudos em Arte, Cultura e Saúde (NEACS) da Fiocruz e os pesquisadores a ele agregados, apresenta subjetividades tecidas entre a vibratibilidade do corpo e a percepção sobre vivências paradoxais, nas quais sujeito e objeto, indivíduo e coletivo, saúde e doença se constituem como linhas tênues que bordam o mapa da alma.

Integram a esta publicação a professora e antropóloga Dra. Abda Medeiros (integrante do NEACS), as ex- monitoras e graduandas em Enfermagem Renaly Ramos e Milena Farias e o ex-monitor e graduando em Psicologia Híkaro Vieira, ambos da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Em uma das reflexões apresentadas, relatam com precisão acadêmica e delicadeza um dos encontros síncronos com jovens de nossa instituição, especificamente no Curso de Nutrição, na matéria de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Trata-se de narrativas no formato da escrita terapêutica-afetuosa, mediadas pela autora e co-autores citados, construídas pelas educandas e pelos educandos a respeito da pandemia como fios emaranhados, tecidos entre a memória, a gramática dos afetos e as formas de identificação e ressignificação evocadas por este momento delicado e pulsante, produzindo assim, corpos resilientes.

Por meio da parceria com a FIOCRUZ/NEACS e o trabalho incessante realizado pela Faculdade do Vale do Jaguaribe, seguimos sob os ventos do litoral leste do Ceará, na tentativa de encontrarmos verdades possíveis, vivências significativas e lideranças; estas últimas evocadas pela missão institucional cujo compromisso é com uma ciência bela, crítica e revolucionária.

Por Abda Medeiros

 

Informações:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0221-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-0216-0
DOI: 10.24824/978652510221.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16×23 cm
Número da edição:1

Acesse aqui para obter o livro

Vivência do Projeto Jaguar no Fortaleza Esporte Clube Visita aconteceu no último sábado, 25
27 de junho de 2022
Curso de Psicologia da UniJaguaribe promove a sua 1ª Jornada de Práticas Evento aconteceu entre os dias 30 de maio a 01 de junho
22 de junho de 2022
Curso de Enfermagem da UniJaguaribe realiza o XII EREEN Evento, que aconteceu nos dias 24 a 27 de maio, reuniu grandes discussões sobre a saúde
17 de junho de 2022