A FVJ, o Brasil e o mundo relatam: memórias de uma pandemia no século XXI

Publicação conta com a participação da professora e antropóloga Dra. Abda Medeiros (integrante do NEACS), as ex- monitoras e graduandas em Enfermagem Renaly Ramos e Milena Farias e o ex-monitor e graduando em Psicologia Híkaro Vieira, docente e alunos da FVJ
21 de maio de 2021

MEMÓRIAS DE UMA PANDEMIA NO SÉCULO XXI: Quando arte, cultura e saúde se encontram é uma coletânea de reflexões escritas em 2020 por antropólogos, sociólogos, psicólogos, psicanalistas, terapeutas holísticos, arte educadores, administradores, gestores públicos, biocientistas, futuros enfermeiros e psicólogos. Lançada pela editora CRV, de Curitiba, agregando pesquisadores do Brasil, da Europa e da África, é uma cartografia interpretativa, terapêutica e afetuosa da pandemia que parou o Brasil desde março de 2020.

De vários lugares e em diferentes linguagens potencializadas pela Ciência em conjunto com a Arte, o esforço intelectual e coletivo desempenhados pelos organizadores e autores Dr. Márcio Luiz Braga Corrêa de Mello e  Dra. Raquel Ferreira Rangel Gomes, por meio do Núcleo de Estudos em Arte, Cultura e Saúde (NEACS) da Fiocruz e os pesquisadores a ele agregados, apresenta subjetividades tecidas entre a vibratibilidade do corpo e a percepção sobre vivências paradoxais, nas quais sujeito e objeto, indivíduo e coletivo, saúde e doença se constituem como linhas tênues que bordam o mapa da alma.

Integram a esta publicação a professora e antropóloga Dra. Abda Medeiros (integrante do NEACS), as ex- monitoras e graduandas em Enfermagem Renaly Ramos e Milena Farias e o ex-monitor e graduando em Psicologia Híkaro Vieira, ambos da Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ). Em uma das reflexões apresentadas, relatam com precisão acadêmica e delicadeza um dos encontros síncronos com jovens de nossa instituição, especificamente no Curso de Nutrição, na matéria de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Trata-se de narrativas no formato da escrita terapêutica-afetuosa, mediadas pela autora e co-autores citados, construídas pelas educandas e pelos educandos a respeito da pandemia como fios emaranhados, tecidos entre a memória, a gramática dos afetos e as formas de identificação e ressignificação evocadas por este momento delicado e pulsante, produzindo assim, corpos resilientes.

Por meio da parceria com a FIOCRUZ/NEACS e o trabalho incessante realizado pela Faculdade do Vale do Jaguaribe, seguimos sob os ventos do litoral leste do Ceará, na tentativa de encontrarmos verdades possíveis, vivências significativas e lideranças; estas últimas evocadas pela missão institucional cujo compromisso é com uma ciência bela, crítica e revolucionária.

Por Abda Medeiros

 

Informações:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-0221-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-0216-0
DOI: 10.24824/978652510221.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16×23 cm
Número da edição:1

Acesse aqui para obter o livro

A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Resultado Dos Trabalhos Científicos Confira os trabalhos selecionados para serem apresentados na Expo UniJaguaribe 2024
22 de novembro de 2024