Abertura do I Congresso Vale + Saúde FVJ

Nessa semana, de 09 a 13 de abril, estará acontecendo esse evento interdisciplinar, reunindo alunos, professores, coordenadores e profissionais das áreas de Enfermagem, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, no intuito de dialogar, a partir da perspectiva: “Um só corpo, múltiplas abordagens.”
10 de abril de 2018

 

Na noite de ontem (09), com o céu banhando o verde das folhas de nossas carnaúbas, foi dado início ao I Congresso Vale + Saúde FVJ. Nessa semana, de 09 a 13 de abril, estará acontecendo esse evento interdisciplinar, reunindo alunos, professores, coordenadores e profissionais das áreas de Enfermagem, Educação Física (Bacharelado), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, no intuito de dialogar, a partir da perspectiva: “Um só corpo, múltiplas abordagens.”

“Nossa expectativa é que com esse evento a gente consiga evidenciar algumas iniciativas da faculdade. A culminância disso tudo se dará na inauguração da nossa Clínica Escola, que é um espaço multifacetado para compreender um ser humano íntegro, um ser humano como um todo. Essa é a nossa perspectiva, fazer com que a faculdade desponte para população fora e para quem está dentro, como um vértice de integração de todas as disciplinas e competências na saúde”, declarou Antonio Henrique Dummar Antero, Diretor Geral da instituição, evidenciando ainda a inauguração da Clínica Escola FVJ, que acontecerá quinta-feira (12) próxima, às 10h.

Ao destacar a expectativa do congresso, a professora e antropóloga Abda Medeiros, que ministra a disciplina Antropologia Médica nos mais variados cursos da área da saúde da FVJ, pontuou: “A minha expectativa é de que possamos, de fato, dialogar sobre mais saúde, sob a perspectiva integrativa, holística e privilegiando a fala dos indivíduos e não apenas os sintomas. Isso é pensar um pluralismo terapêutico que respeite as diferenças e alinhe evidências cientificas a evidências culturais.”

“Foi muito bom receber esse convite, porque nós precisamos é disso, desse diálogo entre os saberes, nós somos disciplina, nós somos ciência e a gente precisa dialogar para construir práticas. Eu fico muito feliz de estar aqui hoje e parabenizar toda a comunidade aqui da faculdade, pela oportunidade, pela iniciativa de fazer um congresso com todos os saberes dialogando”, agradeceu a Secretária de Saúde, Sayonara Moura de Oliveira Cidade, que ministrou a palestra magna “Um Só Corpo, Múltiplas Abordagens” nesse primeiro dia de evento.

A semana irá dispor de várias atividades, como minicursos, palestras, apresentações de trabalhos científicos e tendas temáticas. “O primeiro dia foi muito satisfatório, não só para mim, como para os meus colegas, e pude notar isso com o brilho no olhar de cada um deles e na empolgação para elaborar e pôr em prática. Se continuar assim, não só os próximos dia serão bons, mas os próximos congressos só terão a ganhar mais e mais credibilidade ente os alunos e profissionais da área da saúde. Meus parabéns a todos!”, celebrou o aluno do curso de Psicologia, Marcílio Costa.

Visualizar galeria
Noite do dia 23 de julho marca a Colação de Grau 2021.1 Neste semestre, a cerimônia ocorreu de forma híbrida
30 de julho de 2021
FVJ e IVJ fortalecem elos com a Secretaria de Turismo e Cultura de Aracati Encontro aconteceu na manhã de hoje, dia 29
29 de julho de 2021
FVJ firma parceria com a Prefeitura de Jaguaruana Convênio foi assinado nesta segunda-feira, dia 19
21 de julho de 2021