Acadêmicas de Psicologia têm trabalho aprovado no 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Trabalho foi aceito na modalidade Roda de Conversa para compor a programação do congresso
18 de novembro de 2020

Após aprovação dos trabalhos “Autopoieses, Simbolismo do Corpo e Suicídio: Contribuições da Investigação-Ação Participativa” e “Cidadania, Participação Popular e Saúde Mental em Palhano, Ceará, Brasil” no IX Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde – CIICS 2020, as alunas Tanara Barbosa e Aurélia Lima e a professora Dra. Aline Domício do Curso de Psicologia, obtiveram mais um êxito e, desta vez, o trabalho intitulado “O contexto familiar e comunitário na promoção da saúde mental de adolescentes em processo de ideação suicida e automutilação” foi aceito na modalidade Roda de Conversa para compor a programação do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental.

A professora Dra. Aline explica que “trata-se do resultado da participação das alunas no ano de 2019, acompanhando-me nas atividades de facilitação e intervenção comunitária em grupos socioeducativos com adolescentes em situações de ideação suicida e automutilação atendidos pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – Aquiraz), onde faço parte como psicóloga concursada.”

Em 2019, a FVJ assinou convênio com o município de Aquiraz para ações de práticas integrativas e estágios, além da possibilidade de realizar ações de extensão comunitária. “Através do apoio de sempre do nosso coordenador Maia Neto, deixo aqui, em meu nome e das alunas, nossa gratidão a ele e ao diretor Antonio Henrique pela assinatura deste convênio”, agradeceu Domício, satisfeita com a aprovação de mais um trabalho acadêmico.

A importância do Congresso Brasileiro de Saúde Mental, segundo depoimento de Domício, “é ser motivo de resistência e de repensar das lutas antimanicomiais em um período de graves ameaças às conquistas da reforma psiquiátrica brasileira”. Para a FVJ esta conquista indica mais uma vez a excelência da formação em psicologia e nos demais cursos da área da saúde e surge em um momento de repensar o engajamento social dos alunos fora dos muros físicos da academia e, como segue argumentando a profa. Aline, encorajá-los a compartilhar situações de vida como resultado de práticas e saberes populares em parceria com o poder público e o cotidiano dos territórios da existência na área da saúde mental.

Para além disto, mais esta conquista das alunas da nossa graduação atesta a importância da área da psicologia comunitária atuando nos municípios do litoral leste do Ceará e na região da grande Fortaleza. Colaboraram com essa vitória o Prof. Me. Maia Neto, além da profa. Caroline Ferreira, que atuam como coordenador do curso no apoio institucional e como supervisora na época da disciplina de práticas integrativas que teve as alunas matriculadas e a profa. Aline, já citada, como supervisora de campo.

O 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME, estava previsto para ser realizado presencialmente nos dias 28 a 31 de julho de 2020 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contudo, diante dos limites impostos pela pandemia COVID – 19, a ABRASME optou por realizar o evento no período de 09 a 11 de dezembro do mesmo ano na modalidade on-line. Já o IX Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde – CIICS 2020/21 será realizado presencialmente no período de 13 a 15 de outubro de 2021, no Palácio da Intendência, na cidade de Montevideo, Uruguai.

Visualizar galeria
VI Jornada Acadêmica de Fisioterapia reúne profissionais e acadêmicos em even... Grandes profissionais do ramo marcaram presença
2 de dezembro de 2020
Curso de Direito realiza III Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe “Ressignificações sociais na pandemia: perspectivas e consequências jurídicas” foi o tema central do III Conjur
23 de novembro de 2020
Em alusão ao Novembro Azul, Curso de Farmácia realiza ação no HMED Atividade aconteceu na manhã desta quinta (19)
19 de novembro de 2020