Acadêmicas de Psicologia têm trabalho aprovado no 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Trabalho foi aceito na modalidade Roda de Conversa para compor a programação do congresso
18 de novembro de 2020

Após aprovação dos trabalhos “Autopoieses, Simbolismo do Corpo e Suicídio: Contribuições da Investigação-Ação Participativa” e “Cidadania, Participação Popular e Saúde Mental em Palhano, Ceará, Brasil” no IX Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde – CIICS 2020, as alunas Tanara Barbosa e Aurélia Lima e a professora Dra. Aline Domício do Curso de Psicologia, obtiveram mais um êxito e, desta vez, o trabalho intitulado “O contexto familiar e comunitário na promoção da saúde mental de adolescentes em processo de ideação suicida e automutilação” foi aceito na modalidade Roda de Conversa para compor a programação do 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental.

A professora Dra. Aline explica que “trata-se do resultado da participação das alunas no ano de 2019, acompanhando-me nas atividades de facilitação e intervenção comunitária em grupos socioeducativos com adolescentes em situações de ideação suicida e automutilação atendidos pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS – Aquiraz), onde faço parte como psicóloga concursada.”

Em 2019, a FVJ assinou convênio com o município de Aquiraz para ações de práticas integrativas e estágios, além da possibilidade de realizar ações de extensão comunitária. “Através do apoio de sempre do nosso coordenador Maia Neto, deixo aqui, em meu nome e das alunas, nossa gratidão a ele e ao diretor Antonio Henrique pela assinatura deste convênio”, agradeceu Domício, satisfeita com a aprovação de mais um trabalho acadêmico.

A importância do Congresso Brasileiro de Saúde Mental, segundo depoimento de Domício, “é ser motivo de resistência e de repensar das lutas antimanicomiais em um período de graves ameaças às conquistas da reforma psiquiátrica brasileira”. Para a FVJ esta conquista indica mais uma vez a excelência da formação em psicologia e nos demais cursos da área da saúde e surge em um momento de repensar o engajamento social dos alunos fora dos muros físicos da academia e, como segue argumentando a profa. Aline, encorajá-los a compartilhar situações de vida como resultado de práticas e saberes populares em parceria com o poder público e o cotidiano dos territórios da existência na área da saúde mental.

Para além disto, mais esta conquista das alunas da nossa graduação atesta a importância da área da psicologia comunitária atuando nos municípios do litoral leste do Ceará e na região da grande Fortaleza. Colaboraram com essa vitória o Prof. Me. Maia Neto, além da profa. Caroline Ferreira, que atuam como coordenador do curso no apoio institucional e como supervisora na época da disciplina de práticas integrativas que teve as alunas matriculadas e a profa. Aline, já citada, como supervisora de campo.

O 7º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental – ABRASME, estava previsto para ser realizado presencialmente nos dias 28 a 31 de julho de 2020 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contudo, diante dos limites impostos pela pandemia COVID – 19, a ABRASME optou por realizar o evento no período de 09 a 11 de dezembro do mesmo ano na modalidade on-line. Já o IX Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde – CIICS 2020/21 será realizado presencialmente no período de 13 a 15 de outubro de 2021, no Palácio da Intendência, na cidade de Montevideo, Uruguai.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022