Acessibilidade e inclusão no Ensino Superior

Na última segunda-feira, 14, a FVJ recebeu o primeiro aluno cadeirante da instituição
17 de janeiro de 2019

A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo assinado pelo escritório das Nações Unidas no dia 30 de março de 2007 em Nova York, que foi incorporada à legislação brasileira no ano de 2008 com base no artigo 5o § 3o da Constituição Federal, define que pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Contudo, longe das limitações em si, a pessoa com deficiência possui um conjunto de dispositivos institucionais e jurídicos que contribuem para seu sucesso no dia-a-dia profissional.

Portanto, a inclusão no ensino superior é uma das lutas mais importantes no Brasil, e a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, coordenado pela Profa. Dra. Aline Domício em parceria com os demais setores acadêmicos, administrativos e/ou financeiros, empreende ações constantes para que os espaços acadêmicos sejam de fato acessíveis a todos que nele convivem.

Com isto, nesta semana, o NAI – FVJ teve a alegria de acolher o novo aluno do curso de Psicologia, Filomeno Viana, dando as boas-vindas e realizando um tour nos diversos setores institucionais e salas de aula, além dos espaços de apoio psicopedagógico, direção geral e acadêmica, bem como a biblioteca, no sentido de demonstrar a satisfação em recebê-lo como sinal de luta e fortalecimento das condições de igualdade necessárias para o bom desenvolvimento da pessoa com deficiência no ensino superior.

Outras pessoas com deficiência que desejem o apoio do NAI para ingresso na FVJ podem entrar em contato com o setor através dos contatos: nai@fvj.br ou telefone (088) 3421.9784, além de poder dirigir-se diretamente às coordenações de curso e ao setor de atendimento ao aluno no horário comercial.

Acessibilidade é pensar em todos.

FVJ Sempre Presente!

Visualizar galeria
Alunos de Especialização em Língua Portuguesa da FVJ são aprovados para Concu... Eles alcançaram as vagas ofertadas para professores de Língua Portuguesa do município.
22 de fevereiro de 2019
CIPA em ação!
22 de fevereiro de 2019
Aluno Egresso de Farmácia conquista 1° lugar em seleção de Residência do HGF Johnata Ferreira Brandão alcançou a única vaga para Farmacêutico Neurologista do processo seletivo a nível nacional.
19 de fevereiro de 2019