Alunas do curso de Enfermagem participam do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Foi realizado no Rio de Janeiro, entre 26 e 29 de julho, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, um dos maiores eventos de saúde coletiva do mundo.
7 de agosto de 2018

Foi realizado no Rio de Janeiro, entre 26 e 29 de julho, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, um dos maiores eventos de saúde coletiva do mundo.

Neste ano, o congresso, que teve como tema “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia”, contou com a participação de duas alunas do 4º período de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, Sandy Souza do Amaral e Maria de Fátima Ribeiro Caminha.

“Foi muito importante ver que a maior categoria que se encontrava no congresso era de enfermeiros, e perceber que a enfermagem não é só a arte do cuidar, mas que também fazemos ciência”, ressaltou Sandy Amaral.

“Foi algo enriquecedor para nós, porque mandamos três trabalhos e os três foram aceitos”, destacou Fátima Caminha referindo-se aos trabalhos: “Experiências Exitosas na Promoção do Envelhecimento Ativo e seus Entraves no SUS”, “Reintegração da Comunidade no Processo de Saúde: Um Círculo de Cultura Sistematizado”, e “Brinquedoteca: O Lúdico como Estratégia de Interação entre Pacientes Pediátricos e a Equipe da UBS”, todos sob orientação da preceptora Irisjanya Maia Gondim.

Durante a apresentação dos trabalhos, elas puderam participar de rodas de conversas e debates acerca dos mesmos. Na oportunidade, também tiveram uma visita guiada e puderam conhecer o Castelo Mourisco da FIOCRUZ, um dos maiores patrimônios da ciência.

“Gostaria de agradecer muito à FVJ que nos ajudou, à nossa orientadora Íris, à minha amiga Sandy. Então assim, foi algo encantador, algo iluminado, maravilhoso, a gente não tem nem palavras para agradecer, porque participar de um congresso desse é um sonho que jamais passou pela minha cabeça”, declarou Fátima Caminha.

Conhecido como Abrascão, o congresso foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz, uma das principais instituições mundiais em saúde pública, e contou com a presença de congressistas, pesquisadores de diversas áreas, profissionais e trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, além de militantes de movimentos sociais.

 

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022