Foi realizado no Rio de Janeiro, entre 26 e 29 de julho, o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco, um dos maiores eventos de saúde coletiva do mundo.
Neste ano, o congresso, que teve como tema “Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia”, contou com a participação de duas alunas do 4º período de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, Sandy Souza do Amaral e Maria de Fátima Ribeiro Caminha.
“Foi muito importante ver que a maior categoria que se encontrava no congresso era de enfermeiros, e perceber que a enfermagem não é só a arte do cuidar, mas que também fazemos ciência”, ressaltou Sandy Amaral.
“Foi algo enriquecedor para nós, porque mandamos três trabalhos e os três foram aceitos”, destacou Fátima Caminha referindo-se aos trabalhos: “Experiências Exitosas na Promoção do Envelhecimento Ativo e seus Entraves no SUS”, “Reintegração da Comunidade no Processo de Saúde: Um Círculo de Cultura Sistematizado”, e “Brinquedoteca: O Lúdico como Estratégia de Interação entre Pacientes Pediátricos e a Equipe da UBS”, todos sob orientação da preceptora Irisjanya Maia Gondim.
Durante a apresentação dos trabalhos, elas puderam participar de rodas de conversas e debates acerca dos mesmos. Na oportunidade, também tiveram uma visita guiada e puderam conhecer o Castelo Mourisco da FIOCRUZ, um dos maiores patrimônios da ciência.
“Gostaria de agradecer muito à FVJ que nos ajudou, à nossa orientadora Íris, à minha amiga Sandy. Então assim, foi algo encantador, algo iluminado, maravilhoso, a gente não tem nem palavras para agradecer, porque participar de um congresso desse é um sonho que jamais passou pela minha cabeça”, declarou Fátima Caminha.
Conhecido como Abrascão, o congresso foi realizado na Fundação Oswaldo Cruz, uma das principais instituições mundiais em saúde pública, e contou com a presença de congressistas, pesquisadores de diversas áreas, profissionais e trabalhadores da saúde, gestores e técnicos da saúde, além de militantes de movimentos sociais.