fbpx

Alunos apresentam seminários sobre Psiquiatria Transcultural

Trabalhos fazem parte da disciplina de Antropologia Médica
30 de outubro de 2019

Na noite de ontem (29), durante a aula da disciplina de Antropologia Médica lecionada pela profa. Dra. Abda Medeiros, foi realizado um conjunto de seis seminários sobre Psiquiatria Transcultural.

Os discentes dos cursos de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição versaram sobre temáticas ligadas à saúde mental, trazendo para a reflexão a série “Mentes”, de autoria da psiquiatra carioca Ana Beatriz Barbosa Silva.

No total, foram seis equipes distribuídas entre os seguintes livros: Mentes que amam demais, Mentes inquietas, Mentes Consumistas, Mentes Perigosas, Mentes Depressivas e Mentes Ansiosas. Trata-se de temáticas sobre o mal estar na modernidade, potencializadas pelo individualismo exacerbado ou exclusivamente pelo jogo de status, poder e diversão, conforme fazem os psicopatas.

“Além disso, exige de nós um olhar antropológico e clínico sobre a importância da psicoterapia alinhada, se necessária, à medicação, sem perder de vista o estar bem ou o sofrimento como algo relacionado às esferas biológica, psíquica, cultural e espiritual. Sendo assim, não podemos segregar os cuidados com a saúde mental como algo menor ou menos importante para o bem estar e a melhoria de vida dos indivíduos. A escuta afetiva, a relação com o contexto cultural em que vivemos e a pluralidade terapêutica nos modos de cuidar, possibilitam que percebamos que ‘de perto ninguém é normal’ ou, parafraseando a inesquecível psiquiatra alagoana Nise da Silveira, gente ajuizada demais é gente chata”, finalizou Medeiros.

Visualizar galeria
23 alunos da FVJ são aprovados no XXXII Exame de Ordem Uma grande conquista para os alunos e para o curso de Direito da FVJ!
5 de outubro de 2021
Visita da Secretária de Saúde de Aracati ao campus da FVJ Encontro ocorreu na manhã de hoje (21).
21 de setembro de 2021