Alunos de Enfermagem da FVJ e Universitários de Keio do Japão realizam ação na Escola Antônio Monteiro

Uma cooperação, que a partir da Associação Crianças de Luz, há alguns anos realiza pesquisas sobre as condições de saúde dos estudantes da Escola Antônio Monteiro no Pedregal.
4 de agosto de 2017

 

Sinergia. A palavra define bem a troca de experiências que aconteceu nesta última semana entre os alunos de Enfermagem da FVJ e os alunos da Universidade de Keio do Japão. Uma cooperação, que a partir da Associação Crianças de Luz, há alguns anos realiza pesquisas sobre as condições de saúde dos estudantes da Escola Antônio Monteiro no Pedregal.

A idealização do projeto em 2010, juntamente com a parceria da FVJ, culminou da necessidade que o município tinha no que tange à prevenção da saúde da criança e do adolescente. “A nossa ação aqui na escola surgiu por ser uma área que necessita de atendimento, nós gostaríamos de ajudar a população dessa comunidade a melhorar de vida. Então nós fizemos um projeto e a Universidade de Keio do Japão gostou da ideia e começou a mandar equipes para realizar ações aqui no município de Aracati. Dessa vez vieram três alunos da universidade e dois oftalmologistas, um dentista e dois residentes da Santa Casa de São Paulo, num total de nove pessoas realizando a ação aqui na escola”, elencou Mayumi Suzuki, psicopedagoga e coordenadora da Associação Crianças de Luz.

É válido ressaltar ainda a colaboração da Liga Acadêmica de Cuidados da Enfermagem (LACE) nas ações. “A importância desse momento é tanto cultural, porque a gente está em intercâmbio da Universidade de Keio com a FVJ, como de aprendizado, não só em sala de aula, mas fora dela, para a gente aprender a se dá com o público, como vai ser nossa vida, nosso cotidiano. Representar a FVJ nesse projeto está sendo muito maravilhoso”, relatou a aluna do 8° período e participante da LACE, Claudenice Pereira, que ainda agradeceu pelo apoio da FVJ, da escola e da orientação da Mayume.

Conexões. A Faculdade do Vale do Jaguaribe se mostra mais uma vez conectada com o mundo, com as pessoas, com as ideias, com as experiências. Dos laços entre um país e outro, Brasil e Japão, barreiras geográficas se tornam pequenas perto da grandiosidade que é trabalhar em prol de uma causa, de uma comunidade e assim fazendo diferença na vida destas pessoas.

 

Galeria de fotos no nosso facebook

NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021