O artigo apresentado tem por finalidade analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola de ensino médio em tempo integral localizada na cidade de Aracati – CE. Busca ainda a compreensão da concepção de PPP que norteia a instituição a partir das discussões suscitadas pelo curso de Pós-Graduação em Gestão e Coordenação Escolar da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.
A pesquisa se desenvolveu com o aporte teórico das pesquisas bibliográficas e com a análise documental do PPP de 2018 da instituição. A fundamentação do tema foi de acordo com os estudos de Gil (2002), Veiga (1995), Vasconcelos (1992, 2004), além da legislação em vigor.
A realização da pesquisa possibilitou uma visão mais ampla e crítica quanto ao entendimento e a própria execução do PPP, pois o documento é entendido como um instrumento que oferece subsídios para que os gestores públicos, conforme o modelo de gestão democrático e participativo, conduzam suas ações de forma a assegurar o desenvolvimento de um ensino de qualidade para todos.