Alunas de Psicologia têm trabalho aprovado em Congresso Ibero-americano

O trabalho foi produzido a partir de grupos de adolescentes e familiares com ideação suicida
27 de maio de 2020

Em julho de 2019, as alunas da graduação em psicologia da FVJ, Tanara Barbosa de Oliveira Pereira e Aurélia Oliveira de Lima, participaram de forma voluntária de um estágio de aprendizados e vivências junto à equipe de psicologia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Aquiraz, Ceará, através da mediação da profa. Aline Domício, docente do curso de psicologia da FVJ, além de psicóloga concursada em Aquiraz e lotada no respectivo serviço.

Entre as atividades que as alunas participaram esteve momentos de observação-participante as ações desenvolvidas no “Projeto Chega Mais”, originalmente criado e cofacilitado pela psicóloga Aline Domício em parceria com profissionais da enfermagem, da terapia ocupacional e da psiquiatria do CAPS, que desde o ano de 2018 vem acompanhando cerca de 25 a 30 jovens com faixa etária entre 12 e 18 anos em situação de vulnerabilidades emocionais.

A estudante Tanara explica que “o Projeto Chega Mais+ tem como público-alvo adolescentes com transtornos depressivos e ansiosos em processo de ideação suicida e cutting, e seus cuidadores e familiares. Durante a vivência participamos do grupo socioeducativo com os adolescentes e do grupo de Apoio psicológico familiar, onde nos encontros utilizamos técnicas sobre dinâmica de grupo, experimentos em Gelstalt-terapia e técnicas da arteterapia; realizamos também visitas domiciliares, passeios e visitas institucionais, pois tudo isso engloba a prática da intervenção comunitária”.

As alunas, motivadas pela identificação com a referida atividade e possibilidades de ampliação das vivências em campo na área da saúde mental no semestre 2019.2, solicitaram para a coordenação da graduação em psicologia da FVJ a possibilidade de continuarem no CAPS, agora matriculadas na disciplina de práticas integrativas com ênfase na intervenção comunitária. A participação do professor e coordenador do curso Maia Neto e do setor de estágios da FVJ foi fundamental para a assinatura do convênio em agosto de 2019 entre os entes, e além da continuidade da supervisão em campo com a Profa. Aline Domício, as alunas Tanara Barbosa e Aurélia Lima passaram a contar a partir desta data com a supervisão teórica da Profa. Caroline Ferreira, também docente da FVJ, supervisionando os relatórios, cujos resultados parciais foram apresentados na EXPO/FVJ 2019.

“Ao final do semestre a equipe do CAPS Aquiraz teve a meta de escrever artigos científicos sobre seu trabalho com os jovens, além da estruturação de propostas para comunicação oral e minicursos sobre as metodologias de ação utilizadas no “Projeto Chega Mais”, a fim de divulgar os primeiros resultados positivos alcançados com os jovens e fez o convite não somente para as alunas da FVJ citadas, mas para outras estagiárias de instituições de ensino superior do Ceará que também contribuíram com o CAPS para coparticiparem deste feito. Sendo assim, hoje logramos sucesso com a carta aceite de um desses trabalhos que será apresentado durante o IX Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde – CIICS 2020, previsto para ser realizado de 11 a 13 de novembro de 2020, na cidade de Montevidéu, Uruguai”, declarou a professora Aline.

Com o artigo aprovado, que traz como título “AUTOPOIESES, SIMBOLISMO DO CORPO E SUICÍDIO: CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO PARTICIPATIVA“, Tanara se diz “eternamente grata” à professora Aline, e ressalta como é significativo para ela ter seu primeiro trabalho submetido e aprovado em um congresso. “Ter aprovação de trabalhos em congressos é importante, pois precisamos ter uma formação alicerçada também em outras práticas extra disciplinares, assim ficamos integrados na construção do nosso saber, o que nos faz aprimorar nossas práticas para elaborar e executar projetos. Isso enriquece e amplia a construção da nossa formação acadêmica e profissional”, afirmou a discente.

IX Congresso Ibero-americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde – CIICS 2020 é uma realização da Faculdade de Psicologia, da Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Medicina da Universidade da República, com o objetivo principal de promover a pesquisa qualitativa em saúde na América Latina. Em sua nona edição, o tema central será: QUALIDADE, ÉTICA e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

“É a FVJ na vanguarda do ensino superior em psicologia no Estado do Ceará”, finalizou a professora Aline.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022