Nos dias 18 e 19 de outubro, foi realizado o I Congresso de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Estado do Ceará, em Fortaleza. E a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ marcou presença com a participação de professores e alunos no evento.
“A nossa participação no evento foi de fundamental importância para que nós pudéssemos discutir as novas diretrizes da educação brasileira, a portaria nº 5 de 2018 que é a principal e atual que gera alterações e modificações no ensino jurídico no Brasil. E para que nós também pudéssemos colaborar com a discussão sobre esse assunto, com a opinião, a formulação de críticas, de projetos e apresentações de trabalhos”, destacou o coordenador do Curso de Direito, Adriano Pascarelli.
Pascarelli também frisou para a importância da faculdade se tornar mais conhecida no ensino jurídico, assim como estabelecer uma aproximação com a OAB. “Então, foi uma participação altamente produtiva não só da faculdade como dos professores, como também do grupo de alunos representados pelo vice-presidente do CA de Direito, o aluno Joabe Dantas”, afirmou o professor.
“O Congresso foi uma boa oportunidade de agregar professores, estudantes e operadores do Direito no sentido de dialogar sobre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Direito no país. Na ocasião, ficou latente a preocupação dos cursos atenderem às peculiaridades regionais, abordarem as soluções consensuais de conflitos (mediação e conciliação), metodologias ativas, etc. Foi uma rica oportunidade de pensar a inovação de nossos cursos de Direito”, ressaltou o vice-presidente do CA de Direito, Joab Dantas.
Numa análise sobre o evento e os conhecimentos adquiridos, a professora Luana Prado afirma: “Foi muito esclarecedor a abordagem dos palestrantes sobre as novas diretrizes do MEC acerca do curso de Direito. Além da reciclagem e troca de experiências com os colegas sobre os vários temas, desde as metodologias ativas até às técnicas sobre como tornar as aulas interessantes para os alunos. Além dos GTs (grupos de trabalhos) que nos possibilitaram a partilha das experiências sob a ótica da pesquisa científica.”
O congresso, coordenado pela Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará (CEJOAB/CE), reuniu, além de pesquisadores da área de Ensino Jurídico e da Educação Jurídica, advogados, docentes, estudantes, profissionais da área e interessados, com a realização de palestras, debates e apresentação de grupos de estudos.
“Agradeço a oportunidade oferecida pela FVJ que nos presenteou com o Congresso, demonstrando preocupação com a nossa qualificação”, finalizou Prado.