Alunos do último período do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ obtiveram êxito e foram aprovados no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.
O Exame de Suficiência, este ano realizado na modalidade a distância no dia 16 de agosto, é constituído de prova objetiva para Bacharéis em Ciências Contábeis ou candidato que esteja cursando o último ano do curso.
A estudante Isabele Ferreira dos Santos, aprovada no exame, explica que o tempo de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 a ajudou muito para focar nos estudos, e assim se sentir segura para a realização do exame: “No início do ano quando abriram as inscrições para o exame, eu não me sentia totalmente preparada. A prova seria presencial, mas foi adiada, momento no qual foquei inteiramente durante o isolamento para estudar através de cursos direcionados ao exame, e apesar de algumas dificuldades técnicas no momento da prova on-line, obtive êxito com 39 pontos na minha aprovação. Me sinto inteiramente grata a Deus por esta conquista tão importante para minha carreira.”
Além de Isabele, os estudantes Alexandre José da Silva, Francisco Gilberlan da Silva, Jarbas Ramiell Ferreira de Sousa e Lucas Carneiro da Silva realizaram o feito e foram aprovados no exame.
Com o resultado, o aluno Lucas Carneiro relembrou a vontade que tinha de cursar Ciências Contábeis, e os momentos percorridos para chegar até aqui: “Quando terminei o ensino médio, tinha uma admiração pela profissão de contador, mas por não ter nenhuma faculdade próxima que oferecesse o curso acabei ficando 6 meses parado até começar o curso em outra instituição. Logo após o primeiro semestre, veio a notícia de que a Faculdade do Vale do Jaguaribe estaria dando início à primeira turma em Ciências Contábeis. Assim, veio a grande oportunidade de me transferir e começar uma faculdade próxima de casa. Com isto, comecei na primeira turma de Ciências Contábeis da instituição, onde se iniciou uma nova etapa e uma nova batalha para a realização do meu desejo. E entre alegrias e tristezas, na reta final quando já estávamos para começar os preparativos da nossa formatura e a fase de preparação para o Exame de Suficiência, fomos surpreendidos com a pandemia da Covid-19.”
Mesmo com problemas técnicos e de conexão relatados pelos alunos durante o exame, a concentração, o esforço e o conhecimento foram essenciais para garantir o êxito no resultado, divulgado dia 02 de setembro.
“Após toda essa espera veio o tão aguardado resultado: APROVADO NO EXAME DE SUFICIÊNCIA 2020.1, fruto do esforço de todas as horas e noites de estudo. Sou grato a meus pais pela confiança e a todos os professores que direto e indiretamente contribuíram para esse resultado”, ressaltou Lucas agradecendo à aqueles que fizeram parte dessa conquista.
A aprovação no Exame de Suficiência é um dos requisitos para a obtenção de registro profissional em Conselho Regional de Contabilidade, conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, com regulamentação da Resolução nº 1.486/15, onde bacharéis em ciências contábeis no Brasil demonstram que possuem capacitação, conhecimentos e práticas necessários ao exercício da contabilidade.