A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que está sendo realizada em Fortaleza, de 16 a 25 de agosto, traz como tema “As cidades e os livros”. Para Fabiano dos Santos Piúba, secretário da Cultura do Estado do Ceará, a bienal “está consolidada no calendário cultural brasileiro, estando entre as cinco maiores feiras de livro do Brasil. Ela tem como diferencial em relação a outros eventos do mesmo tipo a característica de se associar a uma política de cultura, de conhecimento, de fomento às cadeias criativas e produtivas do livro”.
Através da Bienal Fora da Bienal, atração já conhecida de edições anteriores, o evento leva atividades e ações a serem desenvolvidas para outros municípios e comunidades, a fim de promover a democratização do acesso ao livro e à leitura em desenvolvimento no Estado durante o evento.
Dentro dessa proposta, Aracati receberá, dia 21 de agosto, às 10h da manhã, no Beco das Flores (Rua Grande), a escritora cabo-verdiana Vera Duarte Pina (Mindelo, 2 de outubro de 1952), para um bate-papo sobre seu trabalho e hospitalidade. A autora teve sua estreia na literatura em 1993, com o livro de poemas Amanhã Amadrugada. Seu primeiro romance, A Candidata (2003) recebeu o Prémio Sonangol de Literatura. Em 1995, recebeu o Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa, em reconhecimento à sua luta na defesa dos direitos humanos.
Não fique fora dessa! Contamos com a sua presença!