Abra um livro. Expanda a mente.
Na tarde de hoje (13) foi dado o primeiro passo para a implementação do projeto Clube de Leitores do Vale, uma iniciativa da Biblioteca Dr. Salomão Mussolini Pinheiro Maia – FVJ com os cursos de Letras e Pedagogia da instituição.
O projeto chega movido a esperança e sonhos. “O Clube de Leitores do Vale é importante porque visa exercitar a prática da leitura de forma prazerosa, incentivando a formação de novos leitores, bem como aproximar nossos colaboradores da biblioteca”, falou a bibliotecária, Jeovania Sousa.
“Ele estimula os funcionários dos setores à leitura, de uma forma dinâmica e interativa”, enfatizou Juliana Lima, aluna de Pedagogia. “Há muitas pessoas que trabalham na faculdade, mas nunca visitaram a biblioteca. Nós queremos trazer esses ‘não leitores’ para a biblioteca, para incentivar a leitura e para eles verem que não é algo de sete cabeça”, complementou a também aluna do curso, Dayse Rogéria.
A princípio, o projeto terá como público de interesse os membros do setor de infraestrutura da FVJ, explicou a futura pedagoga, Jayane Mara, que também encabeça o projeto. “Serão leituras diversificas, poemas, cordéis, e no final de cada módulo eles irão produzir, para que a gente tenha um material para ser exposto na biblioteca e online”, destacou Juliana.
Sobre a expectativa para o clube de leitura, a auxiliar de serviços gerais, Nayara Rosa, esboçou grande entusiasmo: “Para mim vai beneficiar muito, porque eu não concluí meus estudos e agora sinto vontade de voltar a estudar. É um primeiro passo, um incentivo para começar a ler. Eu quero estudar e fazer uma faculdade e a FVJ está me proporcionando isso agora com esse projeto da leitura.”
Para a também auxiliar de serviços gerais, Leidiane Lima, o clube despertará para esse hábito da leitura, principalmente aqueles que não costumam ler muito: “agora com esse projeto eu estou me sentindo com mais vontade”, afirmou ela.