Câmara Municipal, em parceria com a FVJ e o IVJ, comemora Dia Internacional do Autismo

Nesta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Aracati, em uma parceria com a Faculdade do Vale do Jaguaribe e o Instituto Vale do Jaguaribe, realizará uma manhã produtiva de ações e atividades alusivas ao Dia da Conscientização do Autismo.
30 de março de 2019

“O evento do dia 10 de abril, por ocasião do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é uma parceria nossa com a FVJ e IVJ, que tem contado com o apoio de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, dos pais de autistas e sociedade civil organizada, que tem o objetivo de fomentar um amplo debate, gerando assim ações efetivas para a melhoria das condições de vida da população autista de nossa cidade”, explica Marcelo Porto, Presidente da Câmara.

A programação contemplará lançamento de livro, exposição de painéis, espaço de ludoterapia para autistas e mesa redonda, contando com professores e coordenadores da FVJ, profissionais da área, membros da Câmara Municipal e demais convidados para explanar abordagens e perspectivas a respeito do assunto, como a Fátima Dourado – Médica Psiquiatra da Infância e da Adolescência, Presidente e Diretora Clínica da Casa da Esperança, Diretora de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará e Escritora e Autora do livro “Autismo e Cérebro Social”; Alexandre Mapurunga – Secretário Geral da ABRAÇA – Associação Brasileira de Ação por Direitos da Pessoa com Autismo; Alexandre Costa e Silva – Psicólogo, Psicoterapeuta e Diretor Técnico da Casa da Esperança e Júlia Pinto – Jovem ativista, autista e membro fundadora do Grupo Neurodiversos, grupo de jovens e adultos com autismo em defesa da Neurodiversidade e Cultura autista.

A evento será dividido em dois momentos, o primeiro às 9h contando com o Painel 1 – trazendo como tema “AUTISMO, DIREITOS E CIDADANIA SOB VÁRIOS OLHARES”, em seguida, às 10h, o Painel 2 – com o tema “AUTISMO E POLÍTICAS PÚBLICAS – NOVAS PONTES, NOVOS ABRAÇOS”.

“Quando assumimos a gestão da Câmara Municipal, em janeiro deste ano, foi com o pensamento de trabalhar além das paredes da Casa, ouvindo os campos científico e acadêmico, dialogando com as instituições, com as pessoas, construindo uma cadeia de ideias e ações que possam provocar verdadeiras transformações na vida da população. Quando sentamos para planejar e realizar um evento desse tipo, é esse o nosso pensamento”, finaliza o Presidente da Câmara.

Participe!

NAP sob nova direção: Márcia Skibick assume coordenação do núcleo Professora e Doutora em Psicologia, Márcia Skibick Araújo possui vasta experiência acadêmica e de gestão.
8 de abril de 2021
Pós FVJ dá início ao curso de Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar Aula inaugural foi realizada no último sábado, dia 27 de março
1 de abril de 2021
Matrículas abertas: curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização “A Educação Infantil é uma etapa fundamental do desenvolvimento escolar das crianças. Ao democratizar o acesso à cultura escrita, ela contribui para minimiza...
12 de março de 2021