Cine Psi IVJ traz análise de personagem da série Game of Thrones e performance teatral “Mentes Consumistas”

Na tarde de ontem (29), aconteceu mais uma sessão do Cine Psi IVJ, que desta vez se propôs a analisar o personagem Theon Greyjoy da aclamada série da HBO e ainda contou com a performance de alunos da disciplina de Antropologia Médica apresentando o espetáculo “Mentes Consumistas”.
30 de abril de 2019

“Na ocasião fizemos uma análise do comportamento do personagem, onde discutimos se tratava-se da redenção de um anti-herói ou se o mesmo foi vítima da Síndrome de Estocolmo ou do Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT), sob a ótica da psicologia comportamental”, explicou Thahyana Valente, professora e psicóloga.

Para o aluno do curso de Psicologia, Emerson Barbosa, “por Game of Thrones ser um grande fenômeno cultural da atualidade, acreditamos que por conta disso e do grande desenvolvimento de determinados personagens ao longo da série, como o Theon Greyjoy – o personagem analisado na ocasião – seria extremamente interessante o olhar da análise do comportamento sobre o mesmo.”

Cabe ainda destacar a participação dos alunos do 1° período do curso, a partir da disciplina Antropologia Médica ministrada pela antropóloga Abda Medeiros. “Dentro do CinePsi iniciamos o nosso unlocking. Já que a ideia é destravar e eu tenho quatro turmas em semestres diferentes, cursando a matéria de Antropologia Médica, combinamos manter a Metodologia proposta pela FVJ só que utilizando linguagens da Arteterapia e Arte Educação. As turmas foram divididas em 14 grupos. Cada dois grupos passariam a ler um dos sete livros da série Mentes de autoria da psiquiatra carioca Ana Beatriz Barbosa. Até junho estaremos apresentando o conteúdo desses livros em forma de teatro, artes plásticas, instalação, música etc. Teremos eventos dentro e fora da FVJ”, explicou Abda.

Ontem, um dos grupos apresentou uma performance teatral alusiva ao livro ‘Mentes Consumistas’. “A ideia é despertar no espectador, a reflexão de que consumir faz parte de um dos processos da cadeia produtiva capitalista, mas a mercadoria não pode nos tornar escravos ou por meio dela desenvolvermos patologias simplesmente porque os produtos despertam em nós a necessidade de completude. Na verdade, necessário é que se compreenda que os seres humanos possuem presenças e ausências e não serão as coisas que irão nos preencher a ponto de tornarmos obcecados pelo consumo que ilusoriamente aludem à distinção social, ao preenchimento de vazios etc”, completou a antropóloga.

Vale ressaltar que a performance foi montada e dirigida pelos educandos do 1° semestre de Psicologia. Ao final, eles receberam nota de 0 a 10. “Ainda teremos eventos envolvendo as seguintes temáticas: Mentes e Manias, Mentes Ansiosas, Mentes Depressivas, Mentes Inquietas, Mentes Perigosas e Mentes que Amam Demais”, finalizou ela.

Visualizar galeria
A UniJaguaribe foi palco de workshop para contribuição de municípios do Litor... Nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, o Centro Universitário do Vale do Jaguaribe, em Aracati, recebeu o workshop “Município Protagonista na Atração de...
22 de novembro de 2024
Aluna do curso de Farmácia da Unijaguaribe se destaca em Congresso Nacional c... Cailine Ingred Santos Freitas, acadêmica de Farmácia, se destacou ao apresentar três resumos científicos no SBRAFH 2025, em Recife – PE, com temas voltados a...
30 de maio de 2025
Curso de Medicina Veterinária da UniJaguaribe Marca Presença na Expo Pet 2025... Nos dias 24 e 25, o curso de Medicina Veterinária da UniJaguaribe marcou presença na Expo Pet 2025 com a segunda edição da Ação Vet Solidária, oferecendo con...
28 de maio de 2025