Ontem (22), aconteceu mais uma sessão do CinePsi, que dessa vez trouxe o filme Orações para Bobby, com uma análise socioantropológica realizada pela professora e antropóloga Abda Medeiros.
O CinePsi tem como objetivo geral estabelecer um diálogo entre as diferentes áreas da psicologia com o cinema. Ontem, a partir do filme exibido, o encontro possibilitou a discussão de questões alusivas à intolerância, à diversidade de gênero e, principalmente, “como podemos ressignificar as nossas próprias classificações oriundas de nossa cultura no que diz respeito ao que é certo/errado, normal/patológico”, pontuou Abda Medeiros.
“O que é mais interessante ao final da película é que devemos questionar as nossas categorias culturais, a fé e a capacidade de construirmos um mundo melhor. Isso nos torna profundos e menos rasos nas formas de pensar, sentir e agir”, finalizou ela.
Eventos como esse se fazem pertinentes dentro de uma instituição de ensino e aproximar a área da psicologia com o mundo das artes, a partir do cinema, é possibilitar ampliar a mente para tais discussões.