CinePSI IVJ exibe o filme “O Quarto de Jack”

Ontem (21), aconteceu mais uma sessão do CinePSI IVJ, que em comemoração ao Dia da Infância apresentou o filme “O Quarto de Jack”, com análise da psicóloga Lídia Isabelle Oliveira.
22 de março de 2019

“O convite para participar do CinePSI foi um presente. Acredito que a aquisição do conhecimento vai além do estudo teórico, é vivência, relação, discussão, e debate, tornando a graduação mais rica e prazerosa, preparando os alunos para o que encontrarão na prática. O ‘Quarto de Jack’ é um filme denso, mas que apesar de retratar sequestro, abuso sexual, cárcere privado, foca na beleza e intensidade do vínculo mãe e filho, sob leveza do olhar da criança”, destacou a psicóloga convidada.

Para a aluna de Psicologia, Whaleska Rocha, “cada filme exibido no CinePsi é uma experiência absorvida de um outro olhar para a vida, um olhar de esperança para aqueles que mais necessitam de ajuda. O filme de hoje, ‘O Quarto de Jack’, nos permitiu essa visão do quanto o ser humano necessita desse olhar.”

“Na discussão, falamos da relação mãe e filho, como essencial para o desenvolvimento saudável da criança, assim como a importância da família como rede de apoio, no processo de readaptação e ressignificação dos traumas vivenciados por ambos, principalmente pela mãe, refletindo sobre como o psicólogo familiar poderia intervir e colaborar nesse caso. Debatamos também sobre possíveis transtornos mentais que a criança e/ou a mãe poderiam desenvolver e os riscos dessa situação a longo prazo, fazendo alusão à casos reais semelhantes ao do filme”, completou Lídia.

No encontro, a psicóloga aproveitou ainda para explicar um pouco mais para os alunos sobre a abordagem sistêmica e a prática no trabalho com crianças e suas famílias.

Visualizar galeria
Jaguar Esporte Clube Canoa Quebrada recebe uniformes do IVJ/UniJaguaribe Projeto recebeu novos uniformes na noite da última segunda-feira, dia 01 de agosto
4 de agosto de 2022
UniJaguaribe agora com polos em Limoeiro do Norte e Russas Assinatura do convênio aconteceu na manhã desta quinta (28)
28 de julho de 2022
UniJaguaribe realiza Colação de Grau 2022.1 Solenidade aconteceu na noite da última sexta (22)
25 de julho de 2022