CinePSI IVJ exibe o filme “O Quarto de Jack”

Ontem (21), aconteceu mais uma sessão do CinePSI IVJ, que em comemoração ao Dia da Infância apresentou o filme “O Quarto de Jack”, com análise da psicóloga Lídia Isabelle Oliveira.
22 de março de 2019

“O convite para participar do CinePSI foi um presente. Acredito que a aquisição do conhecimento vai além do estudo teórico, é vivência, relação, discussão, e debate, tornando a graduação mais rica e prazerosa, preparando os alunos para o que encontrarão na prática. O ‘Quarto de Jack’ é um filme denso, mas que apesar de retratar sequestro, abuso sexual, cárcere privado, foca na beleza e intensidade do vínculo mãe e filho, sob leveza do olhar da criança”, destacou a psicóloga convidada.

Para a aluna de Psicologia, Whaleska Rocha, “cada filme exibido no CinePsi é uma experiência absorvida de um outro olhar para a vida, um olhar de esperança para aqueles que mais necessitam de ajuda. O filme de hoje, ‘O Quarto de Jack’, nos permitiu essa visão do quanto o ser humano necessita desse olhar.”

“Na discussão, falamos da relação mãe e filho, como essencial para o desenvolvimento saudável da criança, assim como a importância da família como rede de apoio, no processo de readaptação e ressignificação dos traumas vivenciados por ambos, principalmente pela mãe, refletindo sobre como o psicólogo familiar poderia intervir e colaborar nesse caso. Debatamos também sobre possíveis transtornos mentais que a criança e/ou a mãe poderiam desenvolver e os riscos dessa situação a longo prazo, fazendo alusão à casos reais semelhantes ao do filme”, completou Lídia.

No encontro, a psicóloga aproveitou ainda para explicar um pouco mais para os alunos sobre a abordagem sistêmica e a prática no trabalho com crianças e suas famílias.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022