Com o intuito de promover a prática do esporte e da atividade física, bem como estimular o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes da comunidade do Pedregal e da região, o Projeto Jaguar Esporte Clube nasceu com esse propósito de contribuir para a população.
Para Ricardo Lima, pai do Ronald Davi que é uma das crianças que participa do projeto, essa iniciativa vem contribuindo bastante na vida do seu filho, seja a partir da aulas voltadas para a prática do futebol, bem como do acompanhamento por parte dos cursos da saúde que também realizam atividades no projeto.
E as atividades realizadas ao longo desse ano envolveram não só os cursos da saúde da FVJ, através do acompanhando físico e psicológico dos participantes, mas como também o social, a partir de levantamentos realizados pelo curso de Serviço Social e ainda o despertar pela leitura e escrita, a partir de atividades realizadas pelos cursos de Letras e Pedagogia.
Na ocasião, em alusão à comemoração de um ano, foi realizada uma dinâmica, por alunos da Psicologia, com os participantes presentes. E da parceria entre o curso de Psicologia e o curso de Serviço Social, a partir das professoras Irvina Sampaio e Lana Michelle, pensou-se na ideia de se fazer um livro produzido por essas crianças e adolescentes, “para que eles possam cada vez mais fortalecer a noção de identidade e de representação social dentro desse grupo”, destacou Írvina. “A proposta é resgatar a história deles”, completou Lana.
Além do município de Aracati, hoje o projeto se expande também para a cidade de Fortim. Lucas Romério e Matheus Pereira, instrutores das aulas e alunos da Educação Física da FVJ, enfatizaram a força dessa iniciativa e a grande contribuição para o Vale do Jaguaribe.