Curso de Direito e Núcleo de Extensão realizam o I Simpósio Virtual de Direito da FVJ

Evento aconteceu no último fim de semana, nos dias 28 e 29 de agosto
4 de setembro de 2020

Nos últimos dias 28 e 29 de agosto, o Curso de Direito juntamente com o Núcleo de Extensão da Faculdade do Vale do Jaguaribe realizaram o I Simpósio Virtual de Direito da FVJ, que trouxe como subtítulo “Ciência e Trajetórias”.

Foram dois dias de interações e diálogos a partir dos temas de atuação das carreiras jurídicas, que teve como perspectiva fomentar a participação dos estudantes, bem como oportunizar o acesso desses temas à comunidade que tivesse interesse em buscar conhecer dos assuntos tratados pela Ciência Jurídica e a trajetória dos profissionais da área.

“O Evento teve a presença de convidados brilhantes das mais diversas áreas, que partilharam suas experiências profissionais e pessoais. Assim, além de aprenderem mais sobre as peculiaridades das carreiras apresentadas, nossos alunos puderam se inspirar com diferentes histórias de vida. Parabéns à coordenação do Direito por essa proposta inovadora”, destacou a Profa. Ma. Luana Prado, mediadora do debate que trouxe “A Arte de ‘Defensorar’” como tema.

Em depoimento, a Profa. Ma. Nardejane Martins Cardoso – Membro da Comissão de Direito de Família da OAB-CE, convidada que participou do debate “Direito, Docência e Pesquisa”, refletiu sobre a importância do diálogo e o papel do professor na trajetória acadêmica de um estudante: “Não há vida acadêmica sem o diálogo. Conversar com os estudantes, discentes do curso de Direito é sempre um momento de aprendizado. Todo professor está nessa missão dialética de ensinar e aprender, logo, ter um momento de fala com os alunos é inerente à vocação docente. Falar sobre a escolha pela vida acadêmica no Direito para os alunos da FVJ foi uma oportunidade feliz de dividir um pouco da minha experiência, de erros e acertos, na opção pela profissão de professor, que está bem além do “só dou aulas” e exige muito também. Exige sobretudo, uma disposição por compreender, ouvir, conversar, acolher, orientar, estudar, preparar-se, não para a própria glória e “ego”, mas numa perspectiva de serviço aos que esperam, exatamente, esse papel do docente, os estudantes. Agradeço demais pelo convite para esse debate com a Profa. Dra. Denise e o Prof. Me. Evandro, que também, envolveu diretamente os alunos do Curso de Direito e foi extremamente rico pela externalização de nossas experiências e perspectiva sobre o magistério, a pesquisa e as profissões jurídicas.”

Complementando o que disse a Profa. Ma. Nardejane, a estudante do 10° período de Direito, Leiry Maciel, ressaltou que eventos como esses impactam positivamente na experiência acadêmica de um aluno, proporcionando novos conhecimentos e olhares acerca da profissão. “O simpósio me trouxe a experiência de um novo. O ensino em EAD trouxe em meio a uma pandemia o ensinamento de que mesmo na distância você pode sim se tornar um bom profissional. Sei que nada se compara ao estar fisicamente, mas tendo a honra de crescer e acrescentar bagagens e experiências na nossa vida profissional, digamos que evoluímos sim de uma certa maneira. E que cada dia possamos olhar os novos horizontes assim, com a certeza de que pensamento positivo, vontade de crescer, aprender e a chance dada pela faculdade como fez a FVJ é o que precisamos para alimentar ainda mais nossos conhecimentos.”

“Parabenizo à Faculdade do Vale do Jaguaribe- FVJ pela organização e realização do I Simpósio Virtual de Direito. Agradeço a oportunidade de ter participado desse evento maravilho, que proporcionou a troca de experiências com os professores e alunos. A experiência foi sensacional. A formação acadêmica e profissional perpassa pelas atividades extraclasse e com certeza o Simpósio da FVJ contribui de forma enriquecedora para o desenvolvimento dos alunos”, finalizou o Dr. Moacir Neto – Defensor Público do Estado do Mato Grosso e Ex-Oficial do Tribunal de Justiça do Ceará, convidado especial na conversa sobre “A Arte de ‘Defensorar’”.

Além de trazer temas diversos para debate, o Simpósio ainda contou com a participação de juízes, procuradores, delegados, mestres, doutores e professores importantes em suas áreas de atuação e que fazem a diferença no mundo jurídico.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022