Curso de Direito realiza I Jornada de Integração do NPJ

Evento surgiu com a proposta de divulgar as ações, a importância e a dimensão do NPJ
18 de agosto de 2020

Nos últimos dias 12 e 13 de agosto, aconteceu a I Jornada de Integração do NPJ, um evento realizado virtualmente pela Coordenação do Curso de Direito e Coordenação do NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas.

Com convidados especiais e de grande relevância na área jurídica, o encontro surgiu com a proposta de divulgar as ações, a importância e a dimensão do NPJ a partir das experiências dos professores de estágio e dos egressos que se tornaram advogados.

“A semana de integração do NPJ foi um momento de inovação e aprendizado para todos que se fizeram presentes. Mesmo com a realização do momento de forma virtual, foi possível perceber a interação e motivação dos alunos, professores e mediadores na ocasião. Uma das coisas mais emocionantes para nós, alunos em formação, foi ver os egressos da FVJ, mediando o evento, enriquecendo com suas novas vivências e com a realidade pós-faculdade. Demonstrando, desta forma, o papel fundamental do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade do Vale do Jaguaribe na jornada acadêmica e profissional. Gratidão a todos os envolvidos no desenvolvimento do momento acadêmico”, declarou a aluna do 10º período de Direito, Janaina Vanessa.

No primeiro dia de evento, os temas debatidos foram “A dificuldade no exercício no direito de visitas em tempos de pandemia”, com mediação do Prof. Me. Jaks Douglas e participação da Advogada Cleidiany Kelly, e “A importância do Núcleo de Prática Jurídica na formação do Advogado”, com mediação do Professor e Diretor Jurídico da RE/MAX GOLDEN, Wilson Santos, e convidado Marcelo Oliveira, Presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados da OAB/CE (Subseção Litoral Leste do Ceará).

Já no segundo dia, “Violência Doméstica em Época de Pandemia”, com mediação da professora e advogada Julianny Amaral e participação do Procurador Adjunto do Município de Aracati-CE, José Lucas da Costa Silva, e “O reconhecimento jurídico da união estável e o papel da prática conciliatória”, que teve como mediadora a professora e advogada Natallie Alves e convidada a Advogada Eliandregela Damasceno, atuante nas áreas cíveis, trabalhistas e previdenciárias, foram os assuntos debatidos.

Sobre o evento, a professora Julliany Amaral destaca: “A Semana de Integração do NPJ foi um momento de extremo crescimento para nós professores juntamente com cada aluno, pois além de discutirmos matérias de assunto de grande relevância para o universo jurídico e social, houve o momento de interação entre alunos e professores! As diferentes visões de mundo que nos são apresentadas nos proporcionam aprendizado e crescimento individual imensuráveis!”.

“Se existe uma palavra que possa definir a I Jornada do NPJ/FVJ é sucesso! Momentos ricos de debate entre os professores do NPJ e alunos egressos, que hoje são destaques na advocacia cearense. A participação discente foi de alto nível, contamos em cada encontro com mais de 70 (setenta) alunos em sala de aula virtual, perguntas e colocações pertinentes, denotando a boa formação acadêmica. O sentimento é de gratidão diante do engajamento de todos os envolvidos, professores, nossos egressos convidados e discentes, que mesmo neste cenário pandêmico, fizeram ciência jurídica de excelência”, completou a Profa. Mestre Ana Mônica Amorim, Coordenadora do NPJ/FVJ.

A atuação do NPJ possibilita o acesso à Justiça e à garantia dos direitos dos assistidos (população de baixa renda), além de ser uma oportunidade para alunos de Direito, Serviço Social e Psicologia se aperfeiçoarem por meio da prática do estágio. O atendimento é realizado visando a prática dos atos da profissão ao mesmo tempo em que agrega a prestação de serviços de relevante valor social.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022