Curso de Direito realiza III Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe

“Ressignificações sociais na pandemia: perspectivas e consequências jurídicas” foi o tema central do III Conjur
23 de novembro de 2020

De 18 a 21 de novembro, a Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ e o Curso de Direito realizaram o III CONGRESSO DO VALE DO JAGUARIBE – CONJUR, que neste ano trouxe como tema central “Ressignificações sociais na pandemia: perspectivas e consequências jurídicas”.

Com uma programação rica e ampla, e nomes importantes no cenário das ciências jurídicas, a abertura oficial foi feita pela Orquestra Juvenil da Casa Vovó Dedé, e o evento proporcionou aos congressistas excelente experiência e conhecimento da área na atuação profissional.

“É com grande satisfação, que venho externar a minha alegria em participar de cada Congresso ofertado pela FVJ, e com o III Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe não poderia ser diferente, o qual veio em alto nível com seus palestrantes e equipe de organização, que nos trouxe conhecimentos e experiências práticas vividas por profissionais do direito, que se mostram altamente competentes e preparados. Nos dando um norte, pois mostra as mais diversas possibilidades que o ramo do Direito pode nos oferecer, preparando e orientando cada vez mais seus alunos para trilhar uma caminhada de sucesso pós-academia”, destacou Natércia Karen, aluna do 10° período do Curso de Direito.

Mesmo com a realização do evento na modalidade on-line, por ocasião da pandemia da Covid-19, o III Conjur “veio para formentar e expandir nossos horizontes.  Ter temas de Direito adstrito a pandemia, com palestras excelentes e palestrantes altamente qualificados dispostos a nos repassar suas adaptações e compartilhar seus conhecimentos sobre assuntos necessários é o que estávamos precisando”, assim ressatou a acadêmica Têmily Aires, do 5° período de Direito.

Entre algumas participações no âmbito acadêmico nacional, que promoveram discussões jurídicas durante todo o Congresso, marcaram presença a Profa. PhD Isabelle Chehab, da Universidade Federal de Góias (UFG), a Profa. Dra. Roberta Laena, analista do TRE-CE e pesquisadora em Direitos Humanos, o Prof. Dr. Marcus Pinto, da Faculdade Alencarina – FAL e professor do programa de mestrado em Direito da UFERSA, o Presidente da OAB/CE, Dr. Erinaldo Dantas, o Presidente da ESA/CE, advogado e professor do Centro Universitário Farias Brito, Dr. Eduardo Pragmácio, o Procurador Federal e professor do Centro Universitário Farias Brito, Dr. Fernando Negreiros, o Reitor da UFC, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, a professora substituta e doutoranda da Universidade de Brasília – UnB, Prof. Ma. Tainá Aguiar, o Prof. Dr. Pedro Rafael, coordenador do curso de Direito da Unicatólica, o Prof. George Dias, do Centro Universitário Uninta, a Secretária da Fazenda Estadual, Dra. Fernanda Pacopahyba, o advogado e Presidente da ABA/CE, Dr. Andrei Aguiar e o advogado, Presidente da CAACE e professor do Centro Universitário Christus Dr. Sávio Aguiar.

“Gostaria de agradecer à Faculdade do Vale do Jaguaribe por ter nos proporcionado nesses quatro dias, a realização e participação do III Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, mediante palestras enriquecedoras no âmbito acadêmico do Direito. Momentos como este, em que a maior oportunidade é a de aprender, ficam para sempre na memória e no coração. Parabéns para essa academia plural, aberta e que tanto nos instiga a refletir o papel do Direito e a sua aplicabilidade frente as novas realidades existentes”, declarou Fernando Sampaio, aluno do 10° do curso.

Uma novidade trazida para essa edição foi a II Mostra Científica do Curso de Direito, que articulou a produção científica a partir da possibilidade dos resumos simples, resumos expandidos e artigo completo.

Para a estudante Daniele Barbosa, do 10º período de Direito, sua experiência no III Conjur foi extremamente positiva, que agregou muito em seu crescimento pessoal e em sua jornada acadêmica. “Obrigada à instituição por abrir espaço para que alunos possam ter o lugar de fala e para que de fato consigam se tornar líderes e levar conhecimento às pessoas”, agradeceu Daniele.

“Ao término do III Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, parabenizamos a organização desse evento que tem se tornado referência não apenas por seus palestrantes renomados, mas por nos proporcionar, enquanto acadêmicos, experiências únicas em nossa formação humana e profissional. Foram 3 dias de imersão no mundo jurídico com palestras voltadas à análise e reflexão acerca das consequências jurídicas da pandemia para a nossa sociedade. Destacamos a presença do Dr. Cândido Albuquerque, Dr. Erinaldo Dantas, Professor Marcus Aguiar e muitos outros. Aprendemos muito e já aguardamos o próximo em 2021!”, enalteceu Lívia Porto, aluna do 7° período do curso.

Todo o evento foi organizado pela Coordenação de Curso, nas pessoas dos professores Adriano Pascarelli e Francisco Silva, contando com a representação do colegiado de curso (docentes e discentes) e Núcleo de Extensão da FVJ, por meio das professoras Abda Medeiros, Jerusileide e Maria Nazaré, dando uma maior visibilidade ao processo de pertença do evento que tem se consolidado no calendário acadêmico institucional, e com o objetivo de que toda a comunidade acadêmica se insira no processo de aprendizagem e de ampliação dos conhecimentos jurídicos oportunizados pela FVJ.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022