Curso de Enfermagem da UniJaguaribe realiza o XII EREEN

Evento, que aconteceu nos dias 24 a 27 de maio, reuniu grandes discussões sobre a saúde
17 de junho de 2022

Em sua décima segunda edição, o Encontro Regional de Enfermagem – EREEN, em parelelo à VI Feira Científica e de Arte na Enfermagem – FECAREN e ao VII Fórum de Políticas para Enfermagem, abordou como temática central “E o futuro da Enfermagem? Tecnologia, inovação e os desafios da Enfermagem na Síndrome da Covid-19”, com atividades que visaram reflexões acerca das mudanças ocorridas no panorama da atuação do enfermeiro, especialmente alavancadas pela pandemia da Covid-19, com ênfase para adequação no processo de cuidar na realização de novas abordagens tecnológicas e significados diversos advindos da aprovação do Projeto de Lei n° 2564, bem como do modelo assistencial e das relações de trabalho. 

O encontro, que aconteceu de 24 a 27 de maio, reuniu convidados nacionais e internacionais, estudantes e profissionais como ouvintes e expectadores, além de autoridades da área da saúde, como a Secretária de Saúde de Aracati, Cristiane Araújo Vieira Alves, que na ocasião destacou a importância do EREEN para o município: “Para nós, como entidade que somos, e também como parte da universidade, pois nós temos convênio firmado com a UniJaguaribe, é de fundamental importância um evento como esse que traz novas práticas. Hoje estamos de forma presencial, sabemos a alegria que é fazer um evento como esse, até porque faz com que os alunos estejam cada vez mais agregados a essa profissão. Apesar de secretária, a minha profissão é enfermeira, então fiquei super feliz em poder contribuir e ver a evolução de novas práticas, com a enfermagem cada vez contribuindo e crescendo enquanto profissão. Nesse pós pandemia a classe da enfermagem fez uma revolução e que, desde o início dessa profissão, o mais primordial é o cuidar, o se doar. Foi preciso ter uma pandemia para sermos enxergados como os super heróis que sempre fomos, para termos um reconhecimento bem maior, e com um evento dessa grandeza dentro de um centro universitário é que sabemos que estamos cada vez mais em ascensão da nossa profissão, onde vão surgir novas práticas e outros conhecimentos para nós enquanto município, sendo colhedores desses bons frutos.”

Dentre a programação houveram minicursos, painéis, oficinas, salas temáticas, workshops e mesas redondas, que trataram sobre diversos temas, como tecnologia, saúde sexual, auriculoterapia, exames laboratoriais, arteterapia, enfermagem forense, além de apresentações artísticas. Como palestrantes, estiveram presentes grandes profissionais da saúde, destacando o Dr. Clévio Cezar da Fonseca, médico intensivista rotina no Centro Hospitalar de Combate à Covid-19 da Fiocruz/INI – Rio de Janeiro, de maio de 2020 a dezembro de 2021, que apresentou o painel entitulado “Pandemia – Diários de Terapia Intensiva (Perspectiva da Covid-19 junto aos cuidados de pacientes críticos)”.

Sobre a retomada do EREEN em modalidade presencial, a coordenadora do curso de Enfermagem Neuma Nogueira ressaltou: “O evento deu um up para o curso, para os alunos e professores. Todos ficaram bastante motivados até o último dia discutindo ciência, saúde, tecnologia na saúde e muitos outros temas que abordados nesse ano. É muito gratificante, pois todos os professores, preceptores e monitores do curso deram as mãos para construir o evento, com temáticas extremamente importantes para a enfermagem e para o contexto da saúde como um todo.”

“O XII EREEN é, sem dúvida, um marco para o curso, sobretudo pelos últimos anos onde a pandemia impossibilitou a aproximação, e retomar ao presencial tem um sentimento diferente. Como aluna da primeira turma de Enfermagem da UniJaguaribe que um dia fui e participante do I EREEN, estar nesse evento anos depois como docente é um grande privilégio! Acredito que o encontro é importantíssimo para o enriquecimento do corpo acadêmico, por meio do compartilhamento de experiências, empoderamento da enfermagem, incentivo à pesquisa e a demonstração da evolução do curso ao longo dos anos. Foi com enorme prazer e compromisso que a coordenação e docentes pensaram esse momento. Eu tenho imenso orgulho de continuar fazendo parte desta história, contribuindo para o crescimento da enfermagem na UniJaguaribe!”, acrescenta com alegria a egressa, e hoje professora do curso, Sabrina Santos.

O EREEN 2022, que já é uma marca muito conhecida no meio acadêmico e profissional, reforçou a relevância de suas discussões e abordagens para a saúde do Vale do Jaguaribe. A professora Neuma conclui frizando os resultados oriundos do evento: “Para a universidade, ele contribui bastante, pois torna o estudante protagonista do seu conhecimento, em promover um evento dessa magnitude, com momentos riquíssimos, trazendo o cunho acadêmico tanto para a comunidade científica e acadêmica quanto para a comunidade em geral. Parabéns ao Centro Universitário do Vale do Jaguaribe e ao curso de Enfermagem por carimbarem a ciência com evento de tal magnitude! Avante Enfermagem!”

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022