O curso de Enfermagem da FVJ, através da preceptoria junto aos alunos do curso realizaram, hoje (03) pela manhã, atividades alusivas ao Outubro Rosa na Clínica Escola da faculdade.
Foi apresentada, para mulheres trabalhadoras, numa parceria com a empresa Maris/Compescal, uma oficina para realização do autoexame das mamas, bem como mostrar a importância do exame Papanicolau para a prevenção e rastreamento precoce do câncer em mulheres.
“É necessária uma conscientização coletiva, é imprescindível o envolvimento de todos nessa questão tão impactante! O Outubro Rosa levanta questões como a estimativa de 600 mil novos casos para 2018 no Brasil (INCA). A população em geral precisa ser sensibilizada a conviver e apoiar essas mulheres. O sentimento de compaixão deverá ser a tônica para que se possa olhar para o próximo com humanização. As políticas públicas precisam chegar ao público-alvo, as mulheres, em tempo de poder realmente detectar precocemente esse tipo de câncer. Precisamos fazer barulho, mexer com a população para que as necessidades sejam atendidas. Afinal, como diz na Constituição Federal ‘saúde é um direito de todos…’”, ressaltou a coordenadora do curso de Enfermagem, Neuma Nogueira.
O momento foi de interação, onde também foram entregues folders educativos.