Curso de Farmácia realiza a VI Jornada de Assistência Farmacêutica da Faculdade do Vale do Jaguaribe

Evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de setembro
30 de setembro de 2020

Em sua primeira realização de forma virtual, aconteceu, nos últimos dias 24, 25 e 26 de setembro, a VI Jornada de Assistência Farmacêutica da Faculdade do Vale do Jaguaribe, que neste ano trouxe como tema “A Atuação do Farmacêutico na Sociedade em Tempos de Pandemia”.

Num ano inusitado como este devido à Covid-19 e consequentemente o isolamento social, reuniões, encontros e eventos tiveram que se adaptar à nova realidade, sendo realizados virtualmente, de forma remota. Com a pandemia, também fez-se necessária a abordagem do assunto em diversas perpectivas e áreas, sendo assim, a VI Jornada de Assistência Farmacêutica explanou sobre a conjuntura na área da saúde e da ciência trazendo palestras como: “Atualizações de legislações sanitárias durante o período de pandemia (COVID-19) nas farmácias comunitárias”; “Fabricação e comercialização de álcool 70%: o que muda durante a pandemia?”; “Acompanhamento laboratorial de pacientes com COVID-19 e e suas complicações”; e “Perspectivas de atuação do Farmacêutico nas áreas de Estética, Veterinária e Perícia Forense”, este último parte do II Fórum de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmácia do Ceará.

“As palestras da VI Jornada de Assistência Farmacêutica promoveram a descoberta de novos campos da atuação farmacêutica, alguns poucos discutidos, e permitiram a capacitação de nossos alunos para novas áreas. Os temas atuais foram apresentados por especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, que conseguiram relatar de forma brilhante a vivência e a importância do farmacêutico em cada área. Para o aluno, identificar a área que ele sente a maior afinidade durante a graduação, poderá auxiliá-lo em sua formação e preparação para o mercado de trabalho”, ressaltou o Prof. Dr. Igor Sá, um dos mediadores do evento.

Samuel Gondim, aluno do 6º período de Farmácia, relata que a jornada “trouxe temas interessantes e atuais, abordando assuntos pertinentes à Covid-19, trazendo atualizações e a atuação do farmacêutico nos laboratórios e farmácias comunitárias”, e afirma que “a mesa redonda do CRF (dia 25) nos trouxe um tema muito interessante, a atuação do farmacêutico na estética, na PEFOCE e na veterinária. Achei muito massa esse dia, pois vi que nós farmacêuticos podemos atuar em diversos segmentos, como a veterinária, que até então eu não sabia muito sobre ela e, é uma área com muita coisa a ser explorada”.

O evento, já em sua 6ª edição, tem como objetivo além de fortalecer o curso de Farmácia, com os projetos para saúde: desenvolver ações protetivas e inclusivas, contribuindo com a autoestima, desenvolvimento social e pessoal; estimular a comunidade acadêmica ao contato com a realidade de novos projetos sociais, promoção da qualidade de vida, e desenvolver no aluno senso ético, crítico, inovador, sensível e respeitador das necessidades da população.

“Na VI Jornada de Assistência Farmacêutica da Faculdade do Vale do Jaguaribe, pudemos contar com a presença de profissionais capacitados para tratar de temas atuais referentes à temática. O evento vem se fortalecendo a cada ano, sendo um momento importante para a atualização e troca de conhecimento na área como também para fortalecimento da profissão farmacêutica”, destacou a Profa. Dra. Anielle Torres, do Curso de Farmácia.

“Para mim, foi maravilhoso palestrar na VI Jornada Farmacêutica da FVJ! Deu para matar um pouquinho da saudade da instituição e dos alunos, por quem tenho muito apreço. Eventos como esse engrandecem a classe farmacêutica pois unem os futuros profissionais além de propiciá-los uma visão mais ampla acerca da atuação do farmacêutico”, afirmou a Profa. Dra. Maritza Barbosa, palestrante do debate sobre “Acompanhamento laboratorial de pacientes com COVID-19 e suas complicações”.

A Jornada de Assistência Farmacêutica da Faculdade do Vale do Jaguaribe é um evento que acontece em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro.

Visualizar galeria
Núcleo de Extensão realiza primeira oficina do semestre 2020.2 “A construção da memória recente no contexto de pandemia: um olhar imagético pelas redes sociais digitais” foi o tema da oficina
2 de outubro de 2020
Curso de Farmácia realiza a VI Jornada de Assistência Farmacêutica da Faculda... Evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de setembro
30 de setembro de 2020