Para a coordenadora do curso, Izabelle Fonteles, “o estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional. É quando este tem a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade na qual será inserido após a sua formação. Além disso, é o momento de concretizar os pressupostos teóricos estudados e poder dialogar entre teoria e prática.”
“Neste sentido, a FVJ vem atuando fortemente na preparação de seus alunos para a prática profissional. O curso de Pedagogia vem desenvolvendo inúmeras atividades, sob a orientação da professora Mestra em Educação Artemízia Ribeiro, que acompanha os estágios e que sempre busca aproximar nossos alunos das experiências concretas nas escolas da região. Tendo como foco, o campo de estágio na docência, visa desenvolver inúmeras habilidades que favoreçam a elevação da qualidade da educação, despertando o pensamento crítico, protagonismo docente inovação e a pesquisa”, completou a coordenadora.
Desenvolver uma formação baseada no contexto real de atuação possibilita a construção autônoma do conhecimento cientifico através da vivência de exemplos práticos para discussões acadêmicas. No estágio, o profissional em formação tem a oportunidade de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica, enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional e da comunidade.
“Diante disto, no dia 29, convidamos a professora da rede Municipal de Aracati-Ce, Elizabeth da Silva Barbosa, para mediar um diálogo intitulado: ‘Experiências pedagógicas na educação infantil’. Tendo como objetivo proporcionar a reflexão da práxis docente neste eixo da educação básica. Os discentes tiveram a oportunidade de relacionar teoria e prática, aspectos estes pontos altos da vida de um estagiário”, falou a professora Artemízia Ribeiro.