Curso de Psicologia participa de Fórum sobre Saúde Mental

No último dia 25, foi realizado no município de Palhano, com a participação do curso de Psicologia da FVJ, I Fórum Municipal de Saúde Mental, que teve como objetivo discutir os saberes e as práticas que envolvem a rede de atenção psicossocial do município.
27 de setembro de 2018

No último dia 25, foi realizado no município de Palhano, com a participação do curso de Psicologia da FVJ, o I Fórum Municipal de Saúde Mental, que teve como objetivo discutir os saberes e as práticas que envolvem a rede de atenção psicossocial do município.

O encontro aconteceu em virtude do significativo número de indivíduos que apresentam transtornos mentais no município, inclusive casos de suicídio. Porém, Palhano, que conta com um pouco mais de 9 mil habitantes, não tem população suficiente pela legislação para compor um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

“Nós participamos desse fórum discutindo possibilidades, na verdade, discussão da construção da rede de atenção psicossocial do município, pensando em possibilidades de torná-la mais interdisciplinar, facilitando os fluxos e produzindo um cuidado mais efetivo para os pacientes do município”, explicou o coordenador do curso de Psicologia, Maia Neto. Portanto, devido às demandas, já se pensa na necessidade da existência desse Centro de Atendimento especializado em Saúde Mental.

“Projetando nossos anseios na perspectiva de um acolhimento que valorize o ser humano em sua plenitude. Mais que um espaço, pensemos e busquemos uma política integrada do cuidado mental, que valorize as potencialidades dos pacientes utilizando-se dos pontos positivos existentes no território. Acredito que juntos, profissionais, pacientes e família, a história possa ter capítulos com menos sofrimento psíquico. Para alguns uma utopia, para muitos um sonho possível. Eu acredito”, declarou a aluna do 4º período de Psicologia, Aurélia Lima.

O fórum reuniu profissionais da área da saúde, da educação e da assistência, assim como usuários e familiares, juntamente com a Secretaria de Saúde e o curso de Psicologia.

Visualizar galeria
UniJaguaribe recebe evento internacional de Cinofilia Competição da raça PitBull aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto
29 de agosto de 2022
Bem-vindos ao semestre 22.2! Início das aulas dos veteranos aconteceu no dia 08 de agosto e dos veteranos na última segunda-feira, 15.
19 de agosto de 2022
Jaguar Esporte Clube Canoa Quebrada recebe uniformes do IVJ/UniJaguaribe Projeto recebeu novos uniformes na noite da última segunda-feira, dia 01 de agosto
4 de agosto de 2022