Curso de Psicologia participa de Fórum sobre Saúde Mental

No último dia 25, foi realizado no município de Palhano, com a participação do curso de Psicologia da FVJ, I Fórum Municipal de Saúde Mental, que teve como objetivo discutir os saberes e as práticas que envolvem a rede de atenção psicossocial do município.
27 de setembro de 2018

No último dia 25, foi realizado no município de Palhano, com a participação do curso de Psicologia da FVJ, o I Fórum Municipal de Saúde Mental, que teve como objetivo discutir os saberes e as práticas que envolvem a rede de atenção psicossocial do município.

O encontro aconteceu em virtude do significativo número de indivíduos que apresentam transtornos mentais no município, inclusive casos de suicídio. Porém, Palhano, que conta com um pouco mais de 9 mil habitantes, não tem população suficiente pela legislação para compor um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS.

“Nós participamos desse fórum discutindo possibilidades, na verdade, discussão da construção da rede de atenção psicossocial do município, pensando em possibilidades de torná-la mais interdisciplinar, facilitando os fluxos e produzindo um cuidado mais efetivo para os pacientes do município”, explicou o coordenador do curso de Psicologia, Maia Neto. Portanto, devido às demandas, já se pensa na necessidade da existência desse Centro de Atendimento especializado em Saúde Mental.

“Projetando nossos anseios na perspectiva de um acolhimento que valorize o ser humano em sua plenitude. Mais que um espaço, pensemos e busquemos uma política integrada do cuidado mental, que valorize as potencialidades dos pacientes utilizando-se dos pontos positivos existentes no território. Acredito que juntos, profissionais, pacientes e família, a história possa ter capítulos com menos sofrimento psíquico. Para alguns uma utopia, para muitos um sonho possível. Eu acredito”, declarou a aluna do 4º período de Psicologia, Aurélia Lima.

O fórum reuniu profissionais da área da saúde, da educação e da assistência, assim como usuários e familiares, juntamente com a Secretaria de Saúde e o curso de Psicologia.

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022