Ontem (13), o curso de Psicologia da FVJ apresentou a terceira sessão do Cine Psi, trazendo o filme Nunca Me Sonharam, que aborda o valor da Educação na sociedade, com enfoque no cenário brasileiro.
Nunca Me Sonharam é um documentário que traz a voz de estudantes, gestores e especialistas sobre os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. E para discutir a respeito do assunto foi convidada a Psicopedagoga da instituição, Renata Sandra, bem como alunos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Letras e Serviço Social.
Para Renata foi importante exibir esse filme porque ela pôde discutir sobre várias questões, desde a educação em si, como vocação, sonhos, esperanças, motivação e tudo aquilo que move o indivíduo e seu papel na sociedade.
“O filme retrata a realidade das expectativas e perspectivas de vida dos alunos principalmente da escola pública. Então traz essa reflexão da importância do professor, dele ser esse aliado. Coisas que talvez no contexto familiar isso não exista. Então não é que o professor seja responsável de concretizar esse sonho com o aluno, mas ele tem um papel muito importante, ele tem essa representação de fazer com haja diferença, fazer com que o aluno se sinta pertencente à escola, porque o que se entende é que ‘cresce tendo educação’. Pode existir as exceções, mas o referencial de crescimento de competência profissional é dentro do lado educacional”, concluiu Renata.