Nesta semana, do dia 16 a 18 de maio, o curso de Psicologia da FVJ estará realizando evento que tem por objetivo enfatizar a “Luta Antimanicomial”, promovendo espaços de diálogo acerca do Cuidado em Saúde Mental, inserindo espaços de interação interdisciplinar, além de facilitar processos de desconstrução dos estigmas ligados à loucura.
O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.
Dando início ao evento, a “História da Reforma Psiquiátrica” será tema de discussão para o CAPS Geral, no espaço do gramado na entrada da Faculdade, às 19h.
Você é nosso convidado! Participe!