Curso de Serviço Social promove aulas dinâmicas para abordar desafios cotidianos do profissional da área

Na atual etapa da Disciplina de Fundamentos do Serviço Social IV, objetivou-se trabalhar no horizonte de um método crítico-reflexivo, temas elencados pela própria turma do 5º período do Serviço Social que são cotidianamente desafios para o Assistente Social: Pessoas com Deficiência, Intolerância Religiosa, Movimento LGBT e Racismo.
12 de abril de 2017

A disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social IV busca discutir o Serviço Social frente às mudanças societárias em suas dimensões sociais, éticas e políticas bem como, suas repercussões no debate profissional. Assim, a professora Ms. Nayara Nobre vem rompendo um modelo tradicional de ensino, inserindo Metodologias Ativas que estão possibilitando excelentes resultados junto aos estudantes enquanto protagonistas no processo de construção de seu conhecimento.

Na trajetória do aprender e ensinar todos os envolvidos estão evoluindo paulatinamente no autogerenciamento do processo de formação pessoal e coletiva.

Nessa etapa da Disciplina de Fundamentos do Serviço Social IV, objetivou-se trabalhar no horizonte de um método crítico-reflexivo, temas elencados pela própria turma do 5º período do Serviço Social que são cotidianamente desafios para o Assistente Social: Pessoas com Deficiência, Intolerância Religiosa, Movimento LGBT e Racismo.

Dessa forma, mediante equipes divididas em 1) apresentação, 2) organização, 3) debate crítico e 4) apresentação artístico-cultural, todos foram envolvidos e instigados.  Essa metodologia propiciou além da participação dos alunos, garantindo consistência na fundamentação acadêmica, articulação com instituições e atores sociais representantes de segmentos e organizações sociais, inclusive alunos egressos do Curso de Serviço Social da FVJ. Acredita-se que os graduandos tiveram a possibilidade de obter conhecimento no que tange ao processo histórico e discussão de temáticas atuais da realidade brasileira e que impactam diretamente no Serviço Social.

Com a metodologia ativa foi possível transformar a sala de aula num ambiente vivo de conhecimento e unidade teoria-pratica profissional!

Visualizar galeria
VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022