fbpx

Cursos de Gestão Acompanham Palestra Internacional

10 de agosto de 2015

A FVJ recebeu, no dia 07 de agosto, o professor Sérgio Carvalho para a palestra: “Estratégias de Marketing para Futuros Empreendedores”. Sérgio Carvalho é PhD em marketing, mora há quinze anos no exterior e é professor de diversas universidades internacionais. Ele reforçou o pensamento de que em tempos de crise surgem grandes ideias e novos empreendimentos e oportunidades. Para aproveitar as oportunidades, os empreendedores e visionários precisam desenvolver o seu diferencial e buscar um lugar no mercado.

Conversa com o PhD Sérgio Carvalho

Qual o assunto principal da palestra?
Sérgio Carvalho: Bem, a palestra tenta contextualizar a situação que o país vive hoje. O país vive uma situação de crise, não tem como se negar. Você vê a taxa de desemprego crescendo rapidamente. Terminou o ano passado com a taxa de 4.3% e nós já estamos com 6.9% e é esperado que no final do ano tenhamos uma taxa de 7% de desemprego. Existe uma redução muito grande na área de produtividade do Brasil. Então, uma situação de crise. Como é que as pessoas vão conseguir se manter, vão conseguir se desenvolver? A partir do momento em que você perde o emprego, você tem duas opções. Uma é continuar buscando uma outra oportunidade de emprego, ou então para muitos daqueles que sempre tiveram um sonho de construir seu próprio negócio, de começar um novo negócio. Talvez seja o momento correto, o momento certo. Então, se você analisar os momentos de crises, que o mundo passou (não só aqui no Brasil), mas em outros locais do mundo, você vai perceber que grandes negócios nasceram desses momentos de crise. O momento em que você perde o emprego e pensa o seguinte: Como é que vou me virar agora? E aí surge o momento em que você lembra daquele sonho de um dia ser um empreendedor, de começar o seu próprio negócio e tomar o risco. Já que as alternativas que você tem não parecem tão boas. A palestra é uma forma de incentivar as pessoas a pensar na visão empreendedora como uma alternativa em um momento de crise.

Qual a importância da Missão da FVJ (Formar líderes) para seus alunos?
Sérgio Carvalho: Eu vejo como importantíssima, porque o empreendedor na verdade é um líder, é uma pessoa que toma a iniciativa de começar um novo negócio. Analisando por exemplo, aqui o estado do Ceará, que é um estado que cresceu bastante. A economia do estado deixou de ser dependente extremamente da agropecuária para um setor mais terciário: com comércio, serviços e turismo, que é o grande impulsionador do empreededorismo. O cearense é muito criativo, mas para desenvolver isso é preciso espírito de liderança, de começar, de tomar riscos, de tomar a iniciativa das coisas, de construir coisas novas e eu acho que isso é fundamental. Não precisa ir longe, se você analisar, aqui mesmo em Aracati. Você desce para Canoa Quebrada e vê o espírito empreendedor em todo o local que você vai. Desce para a praia e vê o cara fazendo as garrafinhas de areia, vê o outro fazendo artesanato, existe essa criatividade e potencial. O que está faltando talvez seja essa capacitação de transformar isso num negócio que vá prosperar, que vá crescer, que vá se desenvolver. Eu acho que esse é o papel de uma instituição como a Faculdade do Vale do Jaguaribe, Capacitar essas pessoas com aquilo que elas estão deficientes, daquilo que elas necessitam para prosperarem. Então, eu acho que essa missão da FVJ se encaixa perfeitamente a realidade da região do Vale do Jaguaribe. Analisando bem, principalmente em Aracati, o turismo que existe aqui.

Qual a mensagem final para os moradores do Vale do Jaguaribe e alunos da FVJ que querem empreender e usar o marketing nos negócios?
Sérgio Carvalho: Para mim é uma honra estar aqui tendo essa oportunidade de dividir um pouco de conhecimento com os alunos da FVJ. Faz muitos anos que não venho a Aracati e a Canoa Quebrada. “Descer” aqui e ver esse espírito batalhador do povo dessa região; com esse desejo de crescer, de prosperar, de lutar, de batalhar, que é típico/característico do cearense. Também é típico de quem tem espírito empreededor, de quem começa coisas novas e desenvolve isso. A FVJ como centro formador, ajuda a canalizar e desenvolver esse potencial. É fantástico saber que alunos da FVJ vêm de longe e passam horas em ônibus para chegar aqui, depois de um dia difícil de trabalho e passam horas em aula. Depois voltam para casa, chegando tarde da noite, sabendo que no dia seguinte vão ter que batalhar de novo, mas estão aqui buscando adquirir esse conhecimento e desenvolver a sua carreira, a sua vida profissional, o seu futuro. Isso é inspirador, isso é algo não somente louvável, mas é algo que deve servir como inspiração para muitas pessoas, que não sabem o valor verdadeiro. Muitas dessas pessoas têm uma vida bem mais fácil e não sabem o que os outros passam para ter acesso a uma educação de alto nível e se desenvolver.

[button title=”Mais fotos” icon=”icon-picture” icon_position=”center” link=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1164203340263869.1073742250.553924864625056&type=3″ target=”_blank” color=”#577c6c” font_color=”#ffffff” large=”0″ class=”” download=”” onclick=””]

FVJ recebe o selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES Campanha é relativa aos anos 2021-2022
3 de dezembro de 2021
Confira os resultados do Vestibular FVJ! Prova foi realizada na EEM Francisca Moreira de Souza, no dia 26 de novembro
2 de dezembro de 2021
A FVJ parabeniza as discentes aprovadas no Exame de Suficiência do CFC Exame é obrigatório para o exercício da profissão pelos bacharéis em ciências contábeis
25 de novembro de 2021