Docentes e egressas da FVJ têm artigo publicado em eBook sobre doenças infecciosas

Artigo traz como título “Perfil Epidemiológico da Sífilis Congênita no Município de Aracati-CE”
25 de abril de 2020

Professores e alunas egressas do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ tiverem seu trabalho publicado no eBook “Dinâmica das Doenças Infecciosas”, livro organizado pelo Prof. Dr. Benedito Rodrigues da Silva Neto da Universidade Federal de Goiás.

O artigo, que traz como título “Perfil Epidemiológico da Sífilis Congênita no Município de Aracati-CE”, foi escrito pelas ex-alunas da instituição Iane de Castro Barros, Ana Karla Amorim Rodrigues, Francisca Larissa da Silva Gondim, Francisca Marly Batista da Silva, Rosane da Silva Santana e Lucélia Fernandes de Almeida Lima em colaboração com os professores Idaclece Rodrigues de Matos, Priscila França de Araújo e Francisca Neuma Almeida Nogueira.

“A construção de artigo em conjunto com os alunos permite incentivá-los a se tornarem pesquisadores, avaliamos o seu crescimento e progresso na vida acadêmica. Quando esse artigo é publicado, possibilitamos à comunidade acadêmica e profissionais a transmitirem conhecimentos técnico-científicos através das evidências, o aluno pesquisador contribui para enriquecer seu currículo profissional e ter boas chances no progresso educacional e mercado de trabalho. Por isso devemos ser eternos pesquisadores, o mundo precisa”, enfatiza o professor Idaclece Matos.

Para a aluna egressa do Curso de Enfermagem, Iane Barros, a publicação do trabalho é gratificante, e ressalta o dever e responsabilidade da enfermagem na área da saúde: “Sobre o artigo publicado foi algo muito gratificante, pois diante de tantos desafios e pesquisas observamos o quanto é importante o papel da enfermagem, e o quanto vale a pena você querer busca mais e mais, dados que podem ser mudados e, diante de tal patologia, estratégias a serem aplicadas.”

“Estou muito feliz com essa publicação que reflete o compromisso do Curso de Enfermagem com a formação dos futuros profissionais e a busca do conhecimento pela pesquisa que se torna de domínio público. Ao pesquisador é muito gratificante o reconhecimento”, afirma a professora Neuma Nogueira, coordenadora do Curso de Enfermagem da FVJ, reconhecendo o trabalho do curso na qualificação de profissionais e no desenvolvimento de jovens pesquisadores.

O artigo “Perfil Epidemiológico da Sífilis Congênita no Município de Aracati-CE” se encontra no capítulo 17 do eBook “Dinâmica das Doenças Infecciosas”.

Acesse ao eBook abaixo:

livro ebook

VI ConJur 2023: UniJaguaribe recebe renomados palestrantes e destaca excelênc... Durante os dias 9 a 11 de outubro, a UniJaguaribe teve a honra de sediar o VI Conjur- Congresso Jurídico do Vale do Jaguaribe, um evento de destaque na área ...
13 de outubro de 2023
Título Honoris Causa – Dr. Pedro Henrique Chaves Antero No dia 10 de Outubro de 2023 em comemoração aos 24 anos da UniJaguaribe, recebemos em nosso Campus a Outorga do Título de Honoris Causas na cidade de Aracati...
11 de outubro de 2023
UniJaguaribe e IVJ participam da quinta edição do Festival de Gastronomia e C... Evento foi realizado entre os dias 11 a 13 de novembro, ao longo da histórica Rua Coronel Alexanzito
28 de novembro de 2022